O professor Ricardo Pataro nessa aula aborda sobre a estratégia de projetos e acrescenta que o mesmo tem planejamento inicial de conteúdos currículares que serão abordados de maneira transversal.
Ele apresenta etapas para a concretização de um projeto, são elas:
- Escolha do tema amplo relacionado à formação de valores.
- Estudos de aprofundação do tema.
- Escolha de temáticas mais específica para ser estuda.
- Elaboração de perguntas partindo do interesse de alunos e alunas.
- Planejamento docente das estratégias e metodologias, articulando as perguntas aos conteúdos disciplinares.
- Busca coletiva de respostas às perguntas do projeto.
O trabalho com projeto sempre existiu nas escolas, possivelmente com outros nomes. Ao observar as etapas desse projeto, lembrei-me de que quando eu estudava no 2º grau (hoje fundamental II) na escola Estadual Amilcar Savassi, localizada na cidade de Barbacena-MG, uma vez por ano aproximadamente nos meses de setembro e outubro realizava a Feira de Ciências, aberta a comunidade.
O tema era livre, mas direcionado aos conteúdos das disciplinas que tínhamos. Depois a sala dividia-se em grupos que escolhiam suas temáticas. Assim, numa mesma sala poderia existir temas relacionados a ciências ou geografia por exemplo, mas tudo com um pressuposto de valores, que somente hoje pude perceber. A turma escolhia um professor conselheira que iria mediar o nosso trabalho, e intervir, quando necessitasse, com elaboração de ofícios e solicitando às outras instituições aquilo que fosse necessário. A comunidade inteira participava, deixando os pais loucos, com idas para lugares de pesquisas, auxilio na confecção de lembrancinhas e camisetas que fazíamos para personalizar a nossa equipe.
Havia duas premiações: a primeira para o primeiro colocado grupo da sala e a segunda, mais importante para nós, era o primeiro colocado de toda a Escola. As premiações eram realizadas pelo diretor com medalhas de ouro, prata e bronze.
A seguir relaterei duas experiências e meios utilizados para concretizar o nosso projeto: uma que nos levou a ganhar o primeiro lugar da Escola, com o tema "Ovíparos"; e o outro, o primeiro lugar da sala, com o tema "Escoliose".
Tema: Ovíparos
O tucano foi o símbolo utilizado no nosso trabalho. Nossas mães participavam nas pinturas das camisetas referente ao tema.
As pesquisas foram feitas em enciclopédias e outros livros que tinham informações sobre o tema. A internet não existia nessa época. Uma pesquisa em campo foi a ida ao IBAMA, onde questionamos sobre os cuidados com os animais, tráfico de animais, e autorização para ter animais silvestres em casa. Eles emprestaram uma cobra cascavel. Como o tema era muito amplo falamos de alguns ovíparos, e dois alunos ficaram responsáveis pela explicação sobre os mesmos.
Tema: Escoliose
Foi baseado nas queixas de alunos com dores na coluna, e, após uma prévia pesquisa abordamos a temática escoliose, com o objetivo de alertar sobre o tal doença.
A pesquisa de campo realizada foi uma entrevista com o médico Ortopedista, que atendia na EPCAR (Escola Preparatória de Cadetes do Ar). A entrevista foi elaborada com perguntas pré-selecionadas sobre a previsão e tratamentos da Escoliose. Ele nos concedeu RX de pessoas que tinham a doença.
Esses relatos servem para ter uma noção das etapas de projeto, e também para identificar o sentimento, como aluna, de tal abordagem. Nesses trabalhos aprendemos os temas transversais Meio Ambiente e Saúde diretamente, e, indiretamente sobre ética e os valores que estavam embutidos nessas temáticas.
A responsabilidade maior era dos alunos. Como já explicado, o papel do professor era mediar e auxiliar, e também disciplinar e organizar as tarefas e o papel de cada aluno. O meu papel todos os anos, que por sinal adorava, era o de pesquisa de campo. Projetos como esses geram um aprendizado verdadeiro, e mesmo que não sejam lembrados na íntegra todos os detalhes e todos os conceitos, os valores e sentimentos ficam interiorizados, mesmo após 20 anos.