Sejam bem vindos!!!

" NÃO SOMOS O FIM, E SIM OS MEIOS!"

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Uh-Batuk-erê: Uma ação de comunidade

Aula 26 - Educação Comunitária
Professor Edson Azevedo.

   Esse movimento surgiu devido a percepção do aumento de jovens com sua autoestima decaída, professores preocupados com essa situação resolveram promover a arte como mediadora do multiculturalismo presente na identidade brasileira orientada pela pedagogia da autonomia, da emoção do saber fazer consciente. 
   Baseando-se também na frase de Bob Marley: " Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, sempre vai existir guerra". E houve resultado pois os alunos foram aos poucos adquirindo confiança e respeito por eles mesmos, e percebendo que são capazes de realizarem grandes coisas através das oficinas ministradas nessas ação comunitária.
   No município de Guaratinguetá-SP, existe uma ação nesse sentido que são as oficinas contraturno, com o objetivo de levar mais conhecimentos, valorização pessoal, ética e valores aos alunos no período oposto da aula. Ao contrário de ficar nas ruas, algumas escolas oferecem essas oficinas para complementar e enriquecer os conhecimentos adquiridos, e claro descobrir talentos e aperfeiçoá-los nas aulas de artes e físicas.  Professores devidamente habilitados são contratados para fazer parte dessa aquisição de conhecimento do aluno. As aulas sitadas abaixo são atividades físicas ligadas a arte, também existe outras disciplinas que completam o quadro das oficinas como: Saúde e qualidade de vida; Italiano; Português e matemática; Orientação para o estudo; Hora da Leitura.

Atividades ministradas nas oficinas de  contraturnos:











Fórum escolar de ética

Aula 02 - Educação Comunitária
Professor Ulisses Araújo

    O fórum escolar tem como papel essencial articular os diversos segmentos da comunidade, escolar e não escolar, que disponham a aturar no desenvolvimento de ações mobilizadoras em torno das temáticas de ética, democracia e cidadania no convívio escolar, focando de forma específica quatro eixos de atuação: ética, convivência democrática, direitos humanos e inclusão social. Também na definição de sua política geral de funcionamento, organização e mobilização dos diversos segmentos da comunidade escolar.

 Exemplo: convocar a comunidade para um fórum e discutir sobre a aquisição de mais material escolar, a qualidade dos mesmos, e também outros assuntos como melhorias na sala de aula. Lembro de um fórum que foi realizado na escola que trabalhava na cidade de Roseira-SP, e num desses acontecimentos estavam presentes também alunos e foi muito útil a presença deles, porque uma das questões apontadas por eles mesmos foi a falta de ventilação da sala que deixava o ambiente abafado e consequentemente atrapalhava o rendimento escolar. A diretora comentou que já tinha adquirido ventilador, mas não tinha quem o instalasse, um pai de aluno se prontificou para realizar esse serviço, e logo em seguida uma mãe que é costureira se prontificou para confeccionar cortinas. Quando existe uma presença da comunidade fica mais fácil contar o auxilio dentro daquilo que cada um pode fornecer.

Reflexão: " Para estar junto não é preciso estar perto, e sim do lado de dentro". (Leonardo da Vinci).



Relações com as comunidades e a potência do trabalho em rede

Aula 25 - Educação Comunitária
Professora Patrícia Grandino.

Os objetivos do trabalho em rede:

  • potencializar os recursos da comunidade
  • fortalecer a implicação dos diferentes fatores de uma comunidade
  • problematizar as questões emergentes da comunidade coletivamente
  • identificar estratégias de enfrentamento compartilhadas
SIGNIFICADO DE GRUPO:

  Segundo Pichon-Rivière pode-se falar em grupo, quando um conjunto de pessoas movidas por necessidades semelhantes, se reúnem em torno de uma tarefa específica. Num cumprimento de desenvolvimento das tarefas, deixam de ser um amontoado de indivíduos, para cada um assumir-se enquanto participante de um grupo com objetivo mútuo.
    Isto significa também que cada participante exercitou sua fala, sua opinião, seu silêncio, defendendo seus pontos de vista.Portanto, descobrindo que, mesmo tendo um objetivo mútuo, cada participante é diferente.Tem sua identidade - cada indivíduo vai introjetando o outro dentro de si. Isto significa que cada pessoa, quando longe da presença do outro, pode “chamá-lo” em pensamento, a cada um deles e a todos em conjunto. Este fato assinala o início da construção em grupo enquanto comportamento de indivíduos diferenciados.

SIGNIFICADO DE COMUNIDADE:



   Do ponto de vista da sociologia, uma comunidade é um conjunto de pessoas que se organizam sob o mesmo conjunto de normas, geralmente vivem no mesmo local, sob o mesmo governo ou compartilham do mesmo legado cultural e histórico. Os estudantes que vivem no mesmo dormitório podem formar uma comunidade, assim como as pessoas que vivem no mesmo bairro, aldeia ou cidade. Fichter, 1967 em suas definições para uso didático ressalta que uma palavra que é rodeada de significados múltiplos, requer uma cuidadosa definição técnica, ao que propõe: comunidade é um grupo territorial de indivíduos com relações recíprocas, que servem de meios comuns para lograr fins comuns.


Lazer, juventude e esportes

Aula 22- Educação Comunitária
Professor Ricardo Uvinha

TIPOS DE ESPORTES


ESPORTES AÉREOS 


ESPORTES AQUÁTICOS


ESPORTES TERRESTRES


     Esses são os esportes que estão interligadas no lazer da juventude, fazendo parte de um grupo social e tem suas características próprias como linguagem; vestimentas; músicas e outras que identifiquem esses jovens como parte integrante de um determinado grupo, tribos, etc.
      A mídia está vinculado ao esporte, essa motivação é busca pelo novo , experiências e inovações. Essas experiências geram adrenalina e bem estar por esportes como radicais. 

Reflexão: " O esporte é importante para modernizar nossa visão de mundo, porque socializa a gente na derrota e na vitória". (Roberto da Matta).

domingo, 18 de dezembro de 2011

Lazer, cultura e representação de lugares

Aula 21 - Educação Comunitária
Professor Ricardo Uvinha

   Segundo Henderson, o conceito de lazer é difícil limitar a uma única definição. Como uma experiência comprometida por indivíduos diante de variados contextos, o estudo do lazer tem estado envolvido em três abordagens: tempo, atividades e estado da mente. É um conjunto de ocupações nos quais os indivíduos pode entregar-se de livre vontade.



Estado da mente:  Um lazer que traga benefícios e descanso para mente, como observar a natureza, estar no local aberto com oxigênio puro, ler um livro que foge da sua atividade profissional, como um romance por exemplo.





Tempo:   Um lazer destinado a tranquilidade de um lugar, onde a pessoa pode passar tempo indeterminado admirando a paisagem, caminhando, usufruindo desse momento destinado ao lazer.


Atividade:  Um lazer prazeroso é de atividade, está ligado ao movimento gera satisfação porque trabalha com o corpo no todo. E o melhor que pode ser curtido com várias pessoas queridas.