Professor Edson Azevedo.
Esse movimento surgiu devido a percepção do aumento de jovens com sua autoestima decaída, professores preocupados com essa situação resolveram promover a arte como mediadora do multiculturalismo presente na identidade brasileira orientada pela pedagogia da autonomia, da emoção do saber fazer consciente.
Baseando-se também na frase de Bob Marley: " Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, sempre vai existir guerra". E houve resultado pois os alunos foram aos poucos adquirindo confiança e respeito por eles mesmos, e percebendo que são capazes de realizarem grandes coisas através das oficinas ministradas nessas ação comunitária.
No município de Guaratinguetá-SP, existe uma ação nesse sentido que são as oficinas contraturno, com o objetivo de levar mais conhecimentos, valorização pessoal, ética e valores aos alunos no período oposto da aula. Ao contrário de ficar nas ruas, algumas escolas oferecem essas oficinas para complementar e enriquecer os conhecimentos adquiridos, e claro descobrir talentos e aperfeiçoá-los nas aulas de artes e físicas. Professores devidamente habilitados são contratados para fazer parte dessa aquisição de conhecimento do aluno. As aulas sitadas abaixo são atividades físicas ligadas a arte, também existe outras disciplinas que completam o quadro das oficinas como: Saúde e qualidade de vida; Italiano; Português e matemática; Orientação para o estudo; Hora da Leitura.
Atividades ministradas nas oficinas de contraturnos: