Sejam bem vindos!!!

" NÃO SOMOS O FIM, E SIM OS MEIOS!"

Profissão docente


1. PROFESSOR LEITOR

Aula ministrada pelo professor Gabriel Perissé.



O que é leitura?

Toda leitura é um aprendizado à distância, uma forma de aproximação com diversas realidades, através dela podemos "viajar" para lugares e épocas diferentes utilizando nossa imaginação. Entretanto todo aprendizado é uma leitura, ou seja, uma interpretação do mundo que estamos inseridos, realizamos leitura dos nossos alunos, ambientes, tudo aquilo que está ao redor de nossa visão.

O professor nesse caso em especial esse aprendizado através da leitura tem que ser constante em sua vida, para que venha refletir, e transparecer para seus alunos.

REFLEXÃO: "É preciso que a leitura seja um ato de amor". (Paulo Freire).

2. PROFESSOR PENSADOR

Aula ministrada pelo professor Gabriel Perissé.



   O exercício da curiosidade, da reflexão, do diálogo com extramental, nos leva ao momento de decisões. Nas aulas de Pedagogia a professora utilizava muito a expressão: "reflexão sobre a prática", hoje percebemos que há necessidade de refletir sobre nossas práticas pedagógicas, um encontro com o EU interior para receber "respostas" e tomar as futuras decisões sobre o ensino e aprendizagem dos nossos alunos. É um momento único e pessoal que todo professor deve ter consigo mesmo.
   Para esse momento de reflexão, o apoio de livros que auxiliam esse momento é interessante, pois a experiência da leitura pode questionar, ampliar, revolucionar, aperfeiçoar nossa visão de mundo. E nos fazer um sistema pessoal de convicções que nos direcionem a nossa prática pedagógica.


3. PROFESSOR AUTOR

Aula ministrada pelo professor Gabriel Perissé.

   Segundo o professor Perissé a autonomia dos professores na sala de aula, constitui-se através da experiência da leitura pode questionar, ampliar, revolucionar, aperfeiçoar nossa visão de mundo. E nos fazer criar um sistema pessoal de convicções.
    Baseando na sua definição concordamos que a busca do conhecimento abre "as visões" para um determinado assunto e também para a vida no geral, pois as novas informações nos levam a reflexões sobre nossas ações diárias.


MÁSCARAS USAMOS OU NÃO?

Essa indagação surgiu após ouvir duas frases nessa aula:

  1. " Manda quem pode, obedece que tem juízo"
O professor Perissé fez um explicação voltada para a sala de aula baseando-se nessa frase. Mas se olharmos para a educação geral, acabamos usando e vivendo essa frase, podemos nem "ser", mas "estamos" sim sujeitos a série de formalidades, metodologias, entre outras legalidades que concordando ou não temos que realizar para cumpri as exigências do Estado ou município que estamos inseridos.

2.  "Autonomia docente não se conquista sem um estilo de ensinar".

    Em relação a essa frase concordo, mesmo sujeitos a um determinado estilo de alfabetização, e desenvolvimento do aprendizado, como o município de Guaratinguetá, por exemplo, as aulas são realizadas a partir de um projeto de leitura, cada professor tem que possuir seu estilo individual de ensinar, sua organização didática, seu apoio metodológico. Mesmo sendo um método padrão para o município o professor tem que conquistar seu estilo que é pessoal para aplicá-lo com seus alunos, conseguindo êxito no processo ensino-aprendizagem.

Pedro Demos, nesse assunto sobre a autonomia docente diz:

"O mínimo que se exige é que cada professor elabore com a mão própria a matéria ministral. Tal elaboração será uma síntese barata, se for reprodutiva, mas se acolher tonalidade própria reconstrutiva".

    A mesma aula assistida por professores diferentes, pode representar como duas aulas distintas, se cada professor que as ministraram tiver seu estilo, ou seja, sua autonomia no ensinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário