1. EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NOS DOCUMENTOS REFERÊNCIA
Aula ministrada pela professora Nazaré Zenaide.
No século XX foi dado uma importância para os direitos humanos. Surge em 1948 a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
No artigo XXVI - aborda o respeito ao direito humano, trazendo o direito à educação. Devemos enfatizar para as crianças em relação aos seus direitos e deveres. A educação é contínua, para que se aprenda a exercer sua cidadania.
Em 2010 - Surge um pacto interamericano de educação em direitos humanos, onde todos os cidadãos tem seus direitos, assim como deveres. Os direitos podem e devem ser assegurados e preservados.
Reflexão: "Os componentes da sociedade não são os seres humanos, mas as relações que existem entre eles" ( Arnold Toynbee).
Aula ministrada pelo professor Solon Viola.
Essa figura acima mostra uma pessoa aprisionada, mas o que ela teria ligação a matéria estudada?
Muita coisa, pois esse matéria fala sobre o direito do ser humano na sua totalidade, seja a crença, costumes e trabalho. Mas pensando um pouquinho será mesmo que somos livres, somos pautados nos nossos direitos? Não temos liberdade para expressar nossos pensamentos, não temos liberdade de ter nossa cor da pele sem sofrer discriminação racial, e quanto o assunto é abordado finanças outro problema em relação ao nosso direito, que segundo a constituição é de todos e para todos.
Reflexão: " O Brasil, último país a acabar com a escravidão tem uma perversidade intrínseca na sua herança, que torna a nossa classe dominante enferma de desigualdade e de descaso". (Darcy Ribeiro).
3. DIMENSÕES DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Aula ministrada pela professora Ana Maria Klein.
Segundo a professora os valores que temos, as atitudes e práticas sociais que expressam a cultura dos direitos humanos, esse é o principal norteador.
Os valores que guiam atitudes e práticas sociais que expressam a cultura dos direitos humanos são esses:
- dignidade humana
- liberdade e responsabilidade
- igualdade e não discriminação
- justiça e equidade
- solidariedade e cooperação
- participação
- pluralismo
- diversidade
- inclusão
Podemos dizer que para o direito do outro existir na prática, depende dos nossos valores e atitudes estarem em harmonia e em ação.
Reflexão: Ninguém é igual a ninguém. Todo ser humano é um estranho ímpar". (Carlos Drummond de Andrade).
4. REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO DIREITO HUMANO NO BRASIL
Aula ministrada pelo professor Guilherme de Almeida.
Segundo o professor direito humano é para todos, um bebê ao nascer recebe nome, e através dele recebe seu primeiro documento que é a certidão de nascimento, que dará proteção aos seus direitos, um deles é frequentar uma escola de preferência pública.
De acordo com a declaração dos direitos humanos no Artigo I, toda criança tem direito desde o nascimento, e já no Artigo II, tem proteção contra a discriminação, incluindo a nacionalidade.
Reflexão: "O direito não é nada além do mínimo ético" (Georg Jellinek).
5. DIREITO INTERNACIONAL DO DIREITO HUMANO NO BRASIL
Aula ministrada Ana Maria Klein
Nessa aula a professora, utilizou a pesquisa com o professor Solon Viola para a formação da mesma.
A imagem acima representa a caminhada do nosso país em relação aos direitos humanos, que foi conquistada com a democracia contra a ditadura. Essa "caminhada" vem para conquistar os direitos civis, que se firma e adquire com a educação no processo significativo. A escola vem com um meio ativo e importante para esse processo.
Reflexão: Por mais longa que seja a caminhada o mais importante é dar o primeiro passo". (Vinícius de Moraes).
6. O PAPEL DA ESCOLA NO PROCESSO EDUCATIVO DE DIREITOS HUMANOS
Aula ministrada pela professora Aida Monteiro.
O que é a escola?
Segundo a professora citada acima, escola é um lugar de socialização, interação, e de diferentes aprendizagens e essas informações pode ou nos tonarmos mais humanos preocupados com os outros.
De acordo com os conceitos, valores que os alunos adquirem no processo escolar, pode sim influenciar na sua conduta futura, se existe a cooperação por exemplo na sala de aula, esse conceito acaba fazendo parte da vida desse aluno, onde ele levará consigo no decorrer da sua vida.
Esse é um fator positivo e interessante que a escola possui colaborando eficazmente no processo educativo dos direitos humanos.
Reflexão: "Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina". (Cora Coralina).
7. EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO BRASIL
Aula ministrada pela professora Nazaré Zenaide.
Por que escolhi essa foto para representar essa disciplina? Segundo a professora o processo da gestação histórica da educação em direitos humanos no Brasil não dissociou da história política e social do país. Sua trajetória não seu resume apenas no momento da instalação do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos.
Devemos educar mentalidades numa história marcada por lutas e conquistas, formar cidadãos para que ele venha consolidar os direitos aqui adquiridos, fazer valer daquilo que já conquistado para eles mesmos.
Reflexão: " A mente que se abre a uma nova janela jamais voltará ao seu tamanho original". (Albert Einstein).
8. PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Aula ministrada pela professora Aida Monteiro
Segundo a professora no decorrer dos anos várias leis formaram sendo formadas para consolidar os direitos humanos na sua totalidade e integridade.
Um deles foi a LDB que apontou a educação para o direito a cidadania, da qual eu fixo que a educação é a entrada para o direito do cidadão, e a base de tudo é através do respeito a individualidade do outro.
Reflexão: "A essência dos direitos humanos é o direito a ter direito". (Hannah Arendt).
9. EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS AMBIENTE ESCOLAR
Aula ministrada pela professora Ana Maria Klein
As pessoas precisam conhecer e querer esses direitos como importância para a vida. A educação em direitos humanos é essencial ao seu reconhecimento, promoção e respeito, não somente quando esses direitos é violado, mas na sua preservação. A educação entra nesse contexto como meio facilitador para essa prevenção, onde o ser humano irá construir essa valorização.
Como trabalhar?
Transformar os direitos como forma de vida, ou seja, na prática e na teoria. Se fala para respeitar o amigo que tenha uma certa dificuldade, e se eu como educador não o fizer não somente com esse aluno, mas com um companheiro de trabalho, nada irá valer os ensinamentos teóricos.
Segundo Chapario o ambiente escolar relaciona-se a todos os processos educativos que têm lugar na escola e envolvem:
- ações, experiências, vivencias por cada um dos participantes.
- múltiplas relações com o entorno.
- condições sócio-afetiva.
- condições materiais.
- infraestrutura para realização de propiciar cultura e educação.
10. EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA SALA DE AULA
Aula ministrada pela professora Ana Maria Klein
A aprendizagem que ocorre em um dado momento é a síntese de tudo o que o estudante traz consigo: suas capacidades, sua história, seus conhecimentos e seu estado psíquico.
Há também aquilo o que o professor traz: suas capacidades, mas também sua pedagogia, seus pensamentos, sua maneira de ver os estudantes, como também as condições que trabalho.
O processo de aprendizagem vai ainda além da vontade de aprender e de se incorporar à maneira de viver do sujeito, modo de sua visão em relação com o mundo.
A aprendizagem de direitos humanos é de caráter interdisciplinar, devem ser compreendidos mediante a integração de diferentes disciplinas. Diz respeito à maneira de organizar no currículo. E a escola é um ótimo local que gera a oportunidade de colocar os direitos em ação numa proposta interdisciplinar.
Reflexão: "A educação tem raízes amargas, mas seus frutos são doces". (Aristóteles).
11. EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE
Aula ministrada pela professora Sinara Zardo.
Antigamente as pessoas que eram portadoras de necessidades especiais, era vista com piedade, depois com o passar dos anos, já eram aceitas mas também eram vista como pecador e que sua situação era para redimir desse pecado.
Nos últimos tempos passou ser estudo para a área médica, que começou a estudar e descobrir as causas de suas deficiências.
Hoje em dia, existem instituições e caminho para inclusão, numa educação voltada para a autonomia e a inserção desses alunos com deficiência. Uma dessas instituições que vale ser mencionada é a APAE, que visa a qualidade de assistência para seus alunos, seja na parte pedagógica ou clínica.
As crianças tem toda a assistência visualizando suas necessidades num todo, e com a visão de prepará-los para serem inseridos numa rede regular de ensino. Hoje não somente a Declaração de Salamanca garante os direitos as pessoas com deficiência, a constituição também quando aborda num dos seus artigos, dizendo que a educação é para todos, os portadores de necessidades especiais também fazem parte desse todo.
Depende de nós, a visão que temos de direitos humanos, de inclusão e de cidadania.
Reflexão: "Incluir significa promover e reconhecer o potencial inerente a todo ser humano em sua maior expressão: a diferença". ( autor desconhecido).
11. COMITÊS DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: POSSÍVEIS PARCERIAS
Aula ministrada pela professora Sinara Zardo.
A imagem acima representa uma ato de solidariedade em relação a campanha do agasalho. Mas o que isso tem haver com a aula mencionada?
Quando trata-se de um comitê em relação aos direitos humanos, seria um órgão responsável por uma determinada campanha, e pelo o repasse dos objetos adquiridos, funcionaria como um setor responsável e administrativo, para que o fim desejado seja alcançado.
Nas escolas também pode ser realizado uma campanha, não necessariamente de agasalho, mas de outras coisas que vem de encontro com a necessidade daquela comunidade. Exemplo: campanha do quilo. Qual sala ficará responsável pela arrecadação, pela organização, pela distribuição. Seria então um comitê interno na escola para a resolução e fiscalização da obra social a ser desenvolvida.
Reflexão: "A solidariedade é contagiosa. Contagia e se deixe contagiar..." (Carlos Henrique Cadinha).
12. ORIGEM HISTÓRICA DOS DIREITOS HUMANOS
Aula ministrada pelo professor Solon Viola.
Nessa aula o professor menciona que os direitos humanos foi constituído, para que nós possamos usufruir, desde o nascimento com o recebimento de um nome, até pelos nossos direitos em situações próprias.
Para um complemento deixo abaixo uma poesia de Olly Araújo, que traz a essência dos direitos humanos.
O DIREITO DE SONHAR
Sonhar é um direito
E eu desejo que se proclame
O dia mundial do sonho.
Neste dia
Todos poderão do alto
Dos seus telhados, edifícios
Choupanas...
Onde quer que estejam
Gritar o mais alto possível
Que sonham.
Sonho em me casar!
Sonho em ser pai/mãe!
Sonho em ser médico, advogado, psicólogo,
Poeta, ator...
sonho em ser igual meu pai
Minha mãe.
Sonho em encontrar um grande amor!
Sonho em viajar!
Sonho em nunca deixar de sonhar!
E depois de todos gritar
Todos serem aplaudidos
Por que sonhar é
O que nos torna capazes
De mudar, transforma e
Recriar um mundo que
Há tempos vem
Sendo pintado com
Tons de cinza.
Reflexão: " Todo o homem luta com mais bravura pelos seus interesses do que pelos seus direitos". ( Napoleão Bonaparte).
13. CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO DE DIREITOS
Aula ministrada pelo professor Guilherme de Almeida.
O vídeo acima menciona os direitos, enquanto nós como sujeitos temos constituídos. Esses direitos são para todos independente de cultura, crença, etnia, ou outras individualidades que são necessárias para a construção de um ser único e específico que somos.
Reflexão: " Liberdade é o direito de fazer tudo o que a lei permite" (Barão de Montesquieu).
14. DIREITO INTERNACIONAL E EDUCAÇÃO EM DIREITOS
Aula ministrada pelo professor Guilherme de Almeida.
Esse vídeo mostra a formação de um embrião no ventre materno, e mesmo assim tão pequeno já possui seus direitos, um deles o mais importante é o direito pela VIDA. Após o seu nascimento já adquire os direitos de cidadão, recebe documentos que vão pautar sua existência nesse mundo e como parte integrante dessa sociedade, que são certidão de nascimento, carteira de vacinação, que dará oportunidade ter obter seus direitos.
Um deles é o direito pela escola, a educação será complementada através de disciplinas, que fixaram ainda mais seus direitos e deveres que terão ainda pela sua vida.
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