Aula 23 - Saúde na Escola
Professora Paula Fernandes.
Depressão
Transtornos de humores ou afeto, sentimento de tristeza profunda, associados com sintomas fisiológicos e cognitivos na pessoa. A causa é multifatorial, ou seja, variáveis como:
- biológicas: genética, estrutura e química do cérebro.
- psicológicas: stress, traumas, desamparo, forma de perceber o mundo.
- sócio-culturais: papéis, expectativas, suporte social.
FATORES DE RISCO (que proporcionam ou auxiliam a causa da depressão infantil).
- histórico familiar de depressão.
- sexo feminino mais vulnerável.
- episódios anteriores de depressão.
- acontecimentos estressantes.
- dependência de drogas.
- violência doméstica.
- elevada exigência acadêmica.
Esses fatores mencionados, podem levar a diversos sintomas que devem ser observados se existe uma constância dos mesmos, como, falta de motivação nas coisas que gostava de fazer, opção por estar sozinho, humores instáveis, mudança de apetite e peso, choro excessivo aparentemente sem motivos, mudanças súbitas no comportamento, entre outros.
Na escola a criança depressiva tem queda no seu rendimento e apresenta sintomas típicos que podem ser percebidos pelo seu professor, como falta de concentração; perda de interesse nas atividades que gostava de realizar; pensamento mais lento; isolamento na sala de aula e nos recreios; são sintomas que devem ser observados e levados em consideração, porque a depressão compromete o desenvolvimento e o funcionamento social da criança e do adolescente, que poderá refletir na vida adulta.
FATORES IMPORTANTES:
- identificar os antecedentes do episódio depressivo.
- minimizar o impacto negativo dos sintomas depressivos.
- aumentar a eficácia dos esforços de soluções de problemas.
- aprender habilidades para lidar com problemas futuros.
Reflexão: " Nunca despreze as pessoas deprimidas. A depressão é o último estágio da dor humana". (Augusto Cury).