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" NÃO SOMOS O FIM, E SIM OS MEIOS!"

sábado, 17 de dezembro de 2011

Cartografia e representação de lugares

Aula 14 - Educação Comunitária
Professora Ana Maria Klien




   Esses mapas adicionados representam modos diferentes do nosso país, um diz a respeito do clima e outro da vegetação. Nessa aula ministrada pela professora  faz a sugestão que devemos ler os mapas não somente aquilo que ele nos diz, que está visível, mas sim nas entrelinhas do mesmo buscando o máximo de possível informações neles obtidos. E a nossa função como educadores é propiciar isso para o aluno, induzir a busca dessas entrelinhas.

Transformação sociais, currículo e cultura

Aula 17 - Educação Comunitária
Professor Marcos Vieira

Fatores que geram transformações:

  • globalização
  • contexto democrático
  • sociedade multicultural
  • função social da escola
   Somos seres em transformação e adaptação ao meio social, e um local propicio para ela é a escola com estrutura curriculares e extracurriculares para conduzi-los a sociedade que é multicultural. Existem três teorias curriculares, que veremos:

Teorias tradicionais

   Visa o conhecimento transmitido do professor para o aluno, e este tem a obrigação em receber todo o conteúdo ministrado, sem oposições. É o famoso depósito bancário que Paulo Freire diz e critica a forma dessa teoria de ensino.








Teoria crítica

   Uma teoria que visa levar os alunos a pensarem sobre o aprendizado, a observarem os conteúdos de maneira crítica e reflexiva.





Teoria pós crítica


   Vai além da reflexão sobre o conteúdo aprendido, é colocá-lo em prática no seu cotidiano.





















Democracia e educação em direitos humanos

Aula 10 - Educação Comunitária
Professora Ana Maria Klien

   A democracia é associada ao modo de vida, com os conceitos de ética e moral, visando a autonomia, o respeito para o bem de todos.


   Educar para a democracia e direitos humanos é fundamental e necessária, colocando os conhecimentos sobre princípio, valores e direitos; princípios democráticos que adotem os direitos humanos como modo de conduzir a vida pessoal, escolar e social de cada individuo.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

O uso de substâncias psicoativas

Aula 28 - Saúde na Escola
Professor Li Li Min


   Quando se fala de substâncias psicoativas, não refere-se somente as drogas como cocaínas, maconhas e outras, mas sim nas substâncias em geral que causam dependência e consequências nada agradáveis. Essas substâncias podem ser classificadas como lícitas ou ilícitas, sendo as lícitas aquelas que são permitidas mesmo com restrições como bebidas alcoólicas e cigarros; as ilícitas por sua vez são as drogas que não são permitidas seu uso e tão pouco sua venda, ou seja, legalizadas.
   A busca do prazer e fatores sociais são alguns motivos que levam as pessoas a usarem essas substâncias para "interagirem" melhor na sociedade. O que ocasiona um malefício ainda maior é a mistura dessas substâncias, exemplo, numa festa se a pessoa está tomando cerveja o recomendável é não beber outra bebida a não ser esta.
   O problema que as crianças estão tendo acesso mais cedo a essas substâncias e frequentando bares sejam para acompanharem os pais ou para comprarem bebidas, cigarros para eles. 
   Sobre as substâncias lícitas, veremos o que relata duas Leis sobre assunto:
  • Lei Seca: Em 19 de Junho de 2008, foi aprovada a Lei nº 11.705, modificando o código de trânsito brasileiro. Proíbe o uso de bebida alcoólica superior a 0,1mg de álcool por litro de ar expelido. A penalidade para quem descumprir a Lei é de multa, a suspensão da carteira de habilitação por até 12 meses e até a retenção, dependendo da concentração de álcool por litro de sangue.
  • ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente): Lei 8.069 de 1990, no artigo 81 diz que é proibido a venda à crianças ou ao adolescente a venda de bebidas alcoólicas. No  artigo 2º considera-se criança para os efeitos desta Lei, a pessoa até 12 anos de idade incompletos, e adolescentes aqueles entre 12 a 18 anos.



quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Mídia e comportamento

Aula 24 - Saúde na Escola
Professor Li Li Min

   Vamos entender primeiramente o significado de socialização, é o processo através do qual o ser humano interioriza valores, crenças, atitudes e normas de conduta que são próprios do seu grupo social ou sociedade, incorporando-os à sua personalidade. E para a composição da personalidade está a mídia com suas informações através de diversas fontes como televisão; cinema; música; computador; vídeo-games; celular e multimídia. A influência da mídia retratam modelos de conduta de uma determinada maneira, selecionam informações e conhecimentos, fornecem estímulos.


As crianças sofrem mais influenciadas pelos mecanismos da mídia, os motivos são:

  • Elas aprendem por observação, imitação pelas suas próprias atitudes.
  • Atitudes e comportamentos agressivos são aprendidos pela imitação de modelos observados.
  • Exposição prévia à violência correlaciona com comportamento agressivo.
  • Crianças menores de oito anos não diferenciam entre a fantasia e realidade, por isso são mais vulneráveis.
Isso deve servir de alerta para pais e/ou responsáveis, e também pelos professores que podem indicar boas leituras, programas, jogos e outras opções sadias da mídia.


CONSEQUÊNCIAS DA EXPOSIÇÃO PROLONGADA À VIOLÊNCIA EXPOSTA PELA MÍDIA




  • problemas físicos e mentais.
  • condutas agressivas.
  • dessensibilização à violência.
  • distúrbios do sono.
  • medo.
  • depressão.
  • pesadelos.

Reflexão: " Quem quer que controle a mídia, as imagens, controla a cultura". (Allen Ginsberg).

"A mídia não é apenas a mensagem. A mídia é uma massagem. Estamos constantemente sendo acaraciados, manipulados, ajustados, realinhados, o manobrados". (Joey Skaggs).

Depressão e ansiedade na infância e adolescência

Aula 23 - Saúde na Escola
Professora Paula Fernandes.



Depressão

Transtornos de humores ou afeto, sentimento de tristeza profunda, associados com sintomas fisiológicos e cognitivos na pessoa. A causa é multifatorial, ou seja, variáveis como:
  • biológicas: genética, estrutura e química do cérebro.
  • psicológicas: stress, traumas, desamparo, forma de perceber o mundo.
  • sócio-culturais: papéis, expectativas, suporte social.


FATORES DE RISCO (que proporcionam ou auxiliam a causa da depressão infantil).
  • histórico familiar de depressão.
  • sexo feminino mais vulnerável.
  • episódios anteriores de depressão.
  • acontecimentos estressantes.
  • dependência de drogas.
  • violência doméstica.
  • elevada exigência acadêmica.
   Esses fatores mencionados, podem levar a diversos sintomas que devem ser observados se existe uma constância dos mesmos, como, falta de motivação nas coisas que gostava de fazer, opção por estar sozinho, humores instáveis, mudança de apetite e peso, choro excessivo aparentemente sem motivos, mudanças súbitas no comportamento, entre outros.
   Na escola a criança depressiva tem queda no seu rendimento e apresenta sintomas típicos que podem ser percebidos pelo seu professor, como falta de concentração; perda de interesse nas atividades que gostava de realizar; pensamento mais lento; isolamento na sala de aula e nos recreios; são sintomas que devem ser observados e levados em consideração, porque a depressão compromete o desenvolvimento e o funcionamento social da criança e do adolescente, que poderá refletir na vida adulta.

FATORES IMPORTANTES:
  • identificar os antecedentes do episódio depressivo.
  • minimizar o impacto negativo dos sintomas depressivos.
  • aumentar a eficácia dos esforços de soluções de problemas.
  • aprender habilidades para lidar com problemas futuros.
Reflexão: " Nunca despreze as pessoas deprimidas. A depressão é o último estágio da dor humana". (Augusto Cury).

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Stress e ansiedade na infância e adolescência

Aula 27 - Saúde na Escola
Professora Paula Fernandes

DEFINIÇÕES

Ansiedade:
  • Características biológicas e psicológicas que antecedem momentos de perigo (real ou imaginário), marcada por sensações corporais, sensações de vazio no estômago, taquicardia, sudorese, medo intenso, aperto no peito, rubor, calafrios, confusão, "nó" na garganta, entre outros.
  • Ansiedade nem sempre é ruim, o receio de uma situação faz com que a pessoa se previna. Exemplo: se terei uma prova difícil a preocupação com a mesma fará com eu estude. O excesso que prejudica, quando a pessoa não vivencia outros momentos, até livrar-se da preocupação.
Stress infantil:


  • Toda criança da atualidade, enfrenta várias situações de stress ainda nos primeiros anos de vida, as causas são variadas como acidentes, doenças, hospitalizações, nascimentos de irmãos, mudanças de casa e/ou de escola.
  • Os fatores que causam o stress infantil são internos e externos. Os internos são características da personalidade, ou seja, a "interpretação" que a criança faz das situações da sua vida, o nível de entendimento sobre a mesma. Os externos são quando ocorrem mudanças significativas, como perdas de pessoas ou objetos que representam valores intensos para elas; disciplinas confusas, sem direção, o pai diz que não e a mãe diz que sim, por exemplo.

Quando não tratado, outros problemas podem surgir como: asmas, úlceras, alergias, diarreia, tiques nervosos, dores abdominais, hipertensão arterial, obesidade e bronquite. Sintomas que podem acompanhar a criança até a fase adulta, por isso existe a necessidade de perceber e procurar tratamentos com especialistas com intuito de solucionar esse estágio, e não somente pensar que é coisa de  criança que passa com o tempo.



   Mas qual é o papel do professor quando depara-se com uma criança depressiva ou ansiosa?



  • Conhecer os alunos.
  • Motivar os alunos.
  • incentivar que os mesmo realizem perguntas.
  • escutar o aluno, sem críticas.
  • promover a autoconfiança nos alunos.
  • respeitar o ritmo de cada aluno.
  • promover atividades em grupos, para que aconteça interação social da sala.
  • promover atividades calmas, como relaxamento.
IMPORTANTE: Professor é modelo na sua sala, se você demostrar mais confiante e se possível menos ansioso e estressado, seus alunos refletirão aquilo que visualizam.