Sejam bem vindos!!!

" NÃO SOMOS O FIM, E SIM OS MEIOS!"

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Stress e ansiedade na infância e adolescência

Aula 27 - Saúde na Escola
Professora Paula Fernandes

DEFINIÇÕES

Ansiedade:
  • Características biológicas e psicológicas que antecedem momentos de perigo (real ou imaginário), marcada por sensações corporais, sensações de vazio no estômago, taquicardia, sudorese, medo intenso, aperto no peito, rubor, calafrios, confusão, "nó" na garganta, entre outros.
  • Ansiedade nem sempre é ruim, o receio de uma situação faz com que a pessoa se previna. Exemplo: se terei uma prova difícil a preocupação com a mesma fará com eu estude. O excesso que prejudica, quando a pessoa não vivencia outros momentos, até livrar-se da preocupação.
Stress infantil:


  • Toda criança da atualidade, enfrenta várias situações de stress ainda nos primeiros anos de vida, as causas são variadas como acidentes, doenças, hospitalizações, nascimentos de irmãos, mudanças de casa e/ou de escola.
  • Os fatores que causam o stress infantil são internos e externos. Os internos são características da personalidade, ou seja, a "interpretação" que a criança faz das situações da sua vida, o nível de entendimento sobre a mesma. Os externos são quando ocorrem mudanças significativas, como perdas de pessoas ou objetos que representam valores intensos para elas; disciplinas confusas, sem direção, o pai diz que não e a mãe diz que sim, por exemplo.

Quando não tratado, outros problemas podem surgir como: asmas, úlceras, alergias, diarreia, tiques nervosos, dores abdominais, hipertensão arterial, obesidade e bronquite. Sintomas que podem acompanhar a criança até a fase adulta, por isso existe a necessidade de perceber e procurar tratamentos com especialistas com intuito de solucionar esse estágio, e não somente pensar que é coisa de  criança que passa com o tempo.



   Mas qual é o papel do professor quando depara-se com uma criança depressiva ou ansiosa?



  • Conhecer os alunos.
  • Motivar os alunos.
  • incentivar que os mesmo realizem perguntas.
  • escutar o aluno, sem críticas.
  • promover a autoconfiança nos alunos.
  • respeitar o ritmo de cada aluno.
  • promover atividades em grupos, para que aconteça interação social da sala.
  • promover atividades calmas, como relaxamento.
IMPORTANTE: Professor é modelo na sua sala, se você demostrar mais confiante e se possível menos ansioso e estressado, seus alunos refletirão aquilo que visualizam. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário