A escola e as relações com a comunidade - vídeo aula 01
Nessa aula, o professor Ulisses Araújo, coloca que a escola necessita ampliar os espaços educativos, incorporando os recursos da cidade e prioritariamente de seu entrono no desenvolvimento de projetos que contemplem a comunidade como espaço de aprendizagem. E todas essas ações, no entanto, devem considerar a escola e seu currículo, como centro das ações.
Ele apresenta três caminhos para esse acontecimento:
- Para fora.
- Para dentro.
- O protagonismo da escola.
As drogas é um problema preocupante, após o fim de semana é comum encontrar resíduos da mesma ao redor da escola. Esse seria uma situação de problema, e a proposta é o aluno sair em busca de informações e levá-las para dentro da escola e a mesma interagir de forma significativa baseando-se nos dados apresentados.
Envolvendo a escola, família e a comunidade para o compartilhamento desse problema através de palestras e/ou outros recursos criados pelos alunos e professor.
Fórum escolar de ética
Aula 02 - Educação Comunitária
Professor Ulisses Araújo
O fórum escolar tem como papel essencial articular os diversos segmentos da comunidade, escolar e não escolar, que disponham a aturar no desenvolvimento de ações mobilizadoras em torno das temáticas de ética, democracia e cidadania no convívio escolar, focando de forma específica quatro eixos de atuação: ética, convivência democrática, direitos humanos e inclusão social. Também na definição de sua política geral de funcionamento, organização e mobilização dos diversos segmentos da comunidade escolar.
Exemplo: convocar a comunidade para um fórum e discutir sobre a aquisição de mais material escolar, a qualidade dos mesmos, e também outros assuntos como melhorias na sala de aula. Lembro de um fórum que foi realizado na escola que trabalhava na cidade de Roseira-SP, e num desses acontecimentos estavam presentes também alunos e foi muito útil a presença deles, porque uma das questões apontadas por eles mesmos foi a falta de ventilação da sala que deixava o ambiente abafado e consequentemente atrapalhava o rendimento escolar. A diretora comentou que já tinha adquirido ventilador, mas não tinha quem o instalasse, um pai de aluno se prontificou para realizar esse serviço, e logo em seguida uma mãe que é costureira se prontificou para confeccionar cortinas. Quando existe uma presença da comunidade fica mais fácil contar o auxilio dentro daquilo que cada um pode fornecer.
Reflexão: " Para estar junto não é preciso estar perto, e sim do lado de dentro". (Leonardo da Vinci).
Protagonismo juvenil e participação escolar
Professor Ulisses Araújo
O fórum escolar tem como papel essencial articular os diversos segmentos da comunidade, escolar e não escolar, que disponham a aturar no desenvolvimento de ações mobilizadoras em torno das temáticas de ética, democracia e cidadania no convívio escolar, focando de forma específica quatro eixos de atuação: ética, convivência democrática, direitos humanos e inclusão social. Também na definição de sua política geral de funcionamento, organização e mobilização dos diversos segmentos da comunidade escolar.
Exemplo: convocar a comunidade para um fórum e discutir sobre a aquisição de mais material escolar, a qualidade dos mesmos, e também outros assuntos como melhorias na sala de aula. Lembro de um fórum que foi realizado na escola que trabalhava na cidade de Roseira-SP, e num desses acontecimentos estavam presentes também alunos e foi muito útil a presença deles, porque uma das questões apontadas por eles mesmos foi a falta de ventilação da sala que deixava o ambiente abafado e consequentemente atrapalhava o rendimento escolar. A diretora comentou que já tinha adquirido ventilador, mas não tinha quem o instalasse, um pai de aluno se prontificou para realizar esse serviço, e logo em seguida uma mãe que é costureira se prontificou para confeccionar cortinas. Quando existe uma presença da comunidade fica mais fácil contar o auxilio dentro daquilo que cada um pode fornecer.
Reflexão: " Para estar junto não é preciso estar perto, e sim do lado de dentro". (Leonardo da Vinci).
Aula 05 - Educação Comunitária
Professor Ulisses Araújo
Nessa aula o professor traz como referência o seguinte trecho: " A educação deve promover o acesso aos bens culturais exigidos pela sociedade contemporânea e garantir uma formação política que aos jovens participar da vida social de forma mais crítica, dinâmica e autônoma".
A aprendizagem baseadas em problemas é uma metodologia ativa, para tentar resolver esses problemas. Esse tipo de aprendizagem tem mais função pois mostram a realidade. Exemplo: se eu falar sobre o cuidado com a natureza, que o "lixo" pode servir para outras finalidades ao invés de entupir a cidade e as ruas causando prejuízos a nossa comunidade, propor uma oficina de brinquedos de sucatas, que podem ser utilizados para presentear e renda extra familiar, o aprendizado ficará mais interessante, próximo da realidade, possibilitando que eles visualizem conhecimento na vida social e pessoal.
Será marcado por transformação não somente no comportamento, aprendendo a coleta seletiva, mas também gerar autoestima e como foi dito rendabilidade para a família ou para si mesmo. Vejam algumas ideias de brinquedos realizados com o "lixo" que não tem mais valor para nós, como garrafas pet, desinfetante e amaciante; tampinhas de garrafas; sobras de papéis.
EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA E QUESTÕES DE GÊNEROS NA ESCOLA
Aula 06 - Educação Comunitária
Professora Valéria Arantes
Nessa disciplina a professa realiza uma pesquisa, e apresenta os conflitos a análise dos mesmos, e também as possíveis resoluções deles, que o próprio relator do conflito apresenta. Vejamos esses conflitos:
- conflitos amorosos
- traições
- separações
- violência contra o homem
- violência contra o casal
- violência contra a mulher
As resoluções desses conflitos são classificados em três categorias:
- categoria "não-moral": não possui princípios morais e éticos, a resolução é simples, e resume no fato de fazer aquilo que agrade a outra pessoa.
- categoria "mágica": problemas que não tenho ou outras pessoas não tem como resolver, ficando apenas para Deus resolver com a justiça divina.
- categoria "moral": quando apresenta um princípio ético e moral, por exemplo justiça, quando trata-se em denunciar uma pessoa devido a um tipo de violência.
Reflexão: "os sonhos da igualdade só cresce no terreno do respeito pelas diferenças". (Augusto Cury).
EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA E DIREITOS HUMANOS
Aula 09 - Educação comunitária
Professora Ana Maria Klien
Educação comunitária é inicialmente associada a educação não formal e caracterizada por processos educativos coletivos. O objetivo é o desenvolvimento, isto é, de sujeitos que se compreendem em meio à coletividade, que se tornem co-responsáveis pela ações, relações, conflitos e decisões que ocorrem na comunidade, ou seja, para que haja transformação e mudanças, envolvendo um aprendizado visando os benefícios e os malefícios do município que estamos inseridos.
Um exemplo que foi dado nessa aula e que também serviu de auxilio na minha escola. Posto de saúde na comunidade, nos ajudou doando escovas e creme dental, para a aula de higiene bucal, na disciplina Saúde e Qualidade de Vida. São essas parcerias no processo educativo que beneficiam a comunidade escolar na totalidade, e essas podem ser notadas através de um mapeamento desenvolvido pelos alunos e professor responsável pelo projeto a ser desenvolvido.
Observação: A figura inserida é o desenho da bandeira do município de Guaratinguetá-SP.
Democracia e educação em direitos humanos
Aula 10 - Educação Comunitária
Professora Ana Maria Klien A democracia é associada ao modo de vida, com os conceitos de ética e moral, visando a autonomia, o respeito para o bem de todos.
Educar para a democracia e direitos humanos é fundamental e necessária, colocando os conhecimentos sobre princípio, valores e direitos; princípios democráticos que adotem os direitos humanos como modo de conduzir a vida pessoal, escolar e social de cada individuo.
A CIDADE COMO PROJETO EDUCATIVO
Aula 13 - Educação Comunitária
Professora Sônia Castellar
A proposta da professora é uma cidade educadora, fazer da cidade um objeto de educação geográfica significa superar a superficialidade conceitual e estabelecer uma relação mais eficaz entre o saber formal e informal. Levar os alunos para fora da escola e obter da cidade um aprendizado diferenciado, englobando as disciplinas curriculares, para que os alunos vejam os porquês daquilo que estão aprendendo dentro da sala de aula.
Para que tenha êxito, um dos meios eficazes é realizar um estudo da cidade, ou seja, a diferenciação da organização do território com limites de seu tamanho, como população, estabelecendo o nível de interpretação, quais são os valores embutidos na mesma. Citaremos como exemplo dessa disciplina a empresa BASF, situada no município de Guaratinguetá-SP.
A empresa visualizada de cima. Vamos conhecê-la: BASF uma empresa química alemã e uma das maiores empresas do mundo, que significa inicialmente Badische Anilin un soda fabrik. No Brasil é também proprietária da empresa Suvinil, líder no mercado interno de tintas.
Cartografia e representação de lugares
Aula 14 - Educação Comunitária
Professora Ana Maria Klien
Professora Ana Maria Klien
Esses mapas adicionados representam modos diferentes do nosso país, um diz a respeito do clima e outro da vegetação. Nessa aula ministrada pela professora faz a sugestão que devemos ler os mapas não somente aquilo que ele nos diz, que está visível, mas sim nas entrelinhas do mesmo buscando o máximo de possível informações neles obtidos. E a nossa função como educadores é propiciar isso para o aluno, induzir a busca dessas entrelinhas.
Transformação sociais, currículo e cultura
Aula 17 - Educação Comunitária
Professor Marcos Vieira
Fatores que geram transformações:
- globalização
- contexto democrático
- sociedade multicultural
- função social da escola
Somos seres em transformação e adaptação ao meio social, e um local propicio para ela é a escola com estrutura curriculares e extracurriculares para conduzi-los a sociedade que é multicultural. Existem três teorias curriculares, que veremos:
Teorias tradicionais
Visa o conhecimento transmitido do professor para o aluno, e este tem a obrigação em receber todo o conteúdo ministrado, sem oposições. É o famoso depósito bancário que Paulo Freire diz e critica a forma dessa teoria de ensino.
Teoria crítica
Uma teoria que visa levar os alunos a pensarem sobre o aprendizado, a observarem os conteúdos de maneira crítica e reflexiva.
Teoria pós crítica
Vai além da reflexão sobre o conteúdo aprendido, é colocá-lo em prática no seu cotidiano.
Lazer, cultura e representação de lugares
Aula 21 - Educação Comunitária
Professor Ricardo Uvinha
Professor Ricardo Uvinha
Segundo Henderson, o conceito de lazer é difícil limitar a uma única definição. Como uma experiência comprometida por indivíduos diante de variados contextos, o estudo do lazer tem estado envolvido em três abordagens: tempo, atividades e estado da mente. É um conjunto de ocupações nos quais os indivíduos pode entregar-se de livre vontade.
Estado da mente: Um lazer que traga benefícios e descanso para mente, como observar a natureza, estar no local aberto com oxigênio puro, ler um livro que foge da sua atividade profissional, como um romance por exemplo.
Tempo: Um lazer destinado a tranquilidade de um lugar, onde a pessoa pode passar tempo indeterminado admirando a paisagem, caminhando, usufruindo desse momento destinado ao lazer.
Atividade: Um lazer prazeroso é de atividade, está ligado ao movimento gera satisfação porque trabalha com o corpo no todo. E o melhor que pode ser curtido com várias pessoas queridas.
Tempo: Um lazer destinado a tranquilidade de um lugar, onde a pessoa pode passar tempo indeterminado admirando a paisagem, caminhando, usufruindo desse momento destinado ao lazer.
Atividade: Um lazer prazeroso é de atividade, está ligado ao movimento gera satisfação porque trabalha com o corpo no todo. E o melhor que pode ser curtido com várias pessoas queridas.
Postado por Eliane Gomes às 18:41
Lazer, juventude e esportes
Aula 22- Educação Comunitária
Professor Ricardo Uvinha
Professor Ricardo Uvinha
TIPOS DE ESPORTES
ESPORTES AÉREOS
ESPORTES AQUÁTICOS
ESPORTES TERRESTRES
Esses são os esportes que estão interligadas no lazer da juventude, fazendo parte de um grupo social e tem suas características próprias como linguagem; vestimentas; músicas e outras que identifiquem esses jovens como parte integrante de um determinado grupo, tribos, etc.
A mídia está vinculado ao esporte, essa motivação é busca pelo novo , experiências e inovações. Essas experiências geram adrenalina e bem estar por esportes como radicais.
Reflexão: " O esporte é importante para modernizar nossa visão de mundo, porque socializa a gente na derrota e na vitória". (Roberto da Matta).
Relações com as comunidades e a potência do trabalho em rede
Aula 25 - Educação Comunitária
Professora Patrícia Grandino.
Segundo Pichon-Rivière pode-se falar em grupo, quando um conjunto de pessoas movidas por necessidades semelhantes, se reúnem em torno de uma tarefa específica. Num cumprimento de desenvolvimento das tarefas, deixam de ser um amontoado de indivíduos, para cada um assumir-se enquanto participante de um grupo com objetivo mútuo.
Isto significa também que cada participante exercitou sua fala, sua opinião, seu silêncio, defendendo seus pontos de vista.Portanto, descobrindo que, mesmo tendo um objetivo mútuo, cada participante é diferente.Tem sua identidade - cada indivíduo vai introjetando o outro dentro de si. Isto significa que cada pessoa, quando longe da presença do outro, pode “chamá-lo” em pensamento, a cada um deles e a todos em conjunto. Este fato assinala o início da construção em grupo enquanto comportamento de indivíduos diferenciados.
SIGNIFICADO DE COMUNIDADE:
Professora Patrícia Grandino.
Os objetivos do trabalho em rede:
- potencializar os recursos da comunidade
- fortalecer a implicação dos diferentes fatores de uma comunidade
- problematizar as questões emergentes da comunidade coletivamente
- identificar estratégias de enfrentamento compartilhadas
Isto significa também que cada participante exercitou sua fala, sua opinião, seu silêncio, defendendo seus pontos de vista.Portanto, descobrindo que, mesmo tendo um objetivo mútuo, cada participante é diferente.Tem sua identidade - cada indivíduo vai introjetando o outro dentro de si. Isto significa que cada pessoa, quando longe da presença do outro, pode “chamá-lo” em pensamento, a cada um deles e a todos em conjunto. Este fato assinala o início da construção em grupo enquanto comportamento de indivíduos diferenciados.
SIGNIFICADO DE COMUNIDADE:
Do ponto de vista da sociologia, uma comunidade é um conjunto de pessoas que se organizam sob o mesmo conjunto de normas, geralmente vivem no mesmo local, sob o mesmo governo ou compartilham do mesmo legado cultural e histórico. Os estudantes que vivem no mesmo dormitório podem formar uma comunidade, assim como as pessoas que vivem no mesmo bairro, aldeia ou cidade. Fichter, 1967 em suas definições para uso didático ressalta que uma palavra que é rodeada de significados múltiplos, requer uma cuidadosa definição técnica, ao que propõe: comunidade é um grupo territorial de indivíduos com relações recíprocas, que servem de meios comuns para lograr fins comuns.
Postado por Eliane Gomes às 19:07 0 comentários
Uh-Batuk-erê: Uma ação de comunidade
Aula 26 - Educação Comunitária
Professor Edson Azevedo.
Professor Edson Azevedo.
Esse movimento surgiu devido a percepção do aumento de jovens com sua autoestima decaída, professores preocupados com essa situação resolveram promover a arte como mediadora do multiculturalismo presente na identidade brasileira orientada pela pedagogia da autonomia, da emoção do saber fazer consciente.
Baseando-se também na frase de Bob Marley: " Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, sempre vai existir guerra". E houve resultado pois os alunos foram aos poucos adquirindo confiança e respeito por eles mesmos, e percebendo que são capazes de realizarem grandes coisas através das oficinas ministradas nessas ação comunitária.
No município de Guaratinguetá-SP, existe uma ação nesse sentido que são as oficinas contraturno, com o objetivo de levar mais conhecimentos, valorização pessoal, ética e valores aos alunos no período oposto da aula. Ao contrário de ficar nas ruas, algumas escolas oferecem essas oficinas para complementar e enriquecer os conhecimentos adquiridos, e claro descobrir talentos e aperfeiçoá-los nas aulas de artes e físicas. Professores devidamente habilitados são contratados para fazer parte dessa aquisição de conhecimento do aluno. As aulas sitadas abaixo são atividades físicas ligadas a arte, também existe outras disciplinas que completam o quadro das oficinas como: Saúde e qualidade de vida; Italiano; Português e matemática; Orientação para o estudo; Hora da Leitura.
Atividades ministradas nas oficinas de contraturnos: