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" NÃO SOMOS O FIM, E SIM OS MEIOS!"

domingo, 27 de novembro de 2011

A escola e as relações com a comunidade - vídeo aula 01

   Nessa aula, o professor Ulisses Araújo, coloca que a escola necessita ampliar os espaços educativos, incorporando os recursos da cidade e prioritariamente de seu entrono no desenvolvimento de projetos que contemplem a comunidade como espaço de aprendizagem. E todas essas ações, no entanto, devem considerar a escola e seu currículo, como centro das ações.
     Ele apresenta três caminhos para esse acontecimento:
  1. Para fora.
  2. Para dentro.
  3. O protagonismo da escola.
   Para entender melhor os itens acima, exemplificarei uma situação voltada para o problemas da comunidade onde minha escola está inserida.

As drogas é um problema preocupante, após o fim de semana é comum encontrar resíduos da mesma ao redor da escola. Esse seria uma situação de problema, e a proposta é o aluno sair em busca de informações e levá-las para dentro da escola e a mesma interagir de forma significativa baseando-se nos dados apresentados.

Envolvendo a escola, família e a comunidade para o compartilhamento desse problema através de palestras e/ou outros recursos criados pelos alunos e professor.

Distúrbios alimentares: anorexia, bulimia, obesidade - vídeo aula 08

     Segundo a professora Paula Fernandes, o distúrbios alimentares são ocasionados por diversos fatores como, psicológicos, biológicos, familiares e socioculturais.
     Os distúrbios mais comuns e que causam medo em familiares e pessoas próximas as crianças que tem esses transtornos devido os perigos graves que causam, sendo um deles o óbito, são eles:
  • Bulimia:  distúrbios alimentar que se caracteriza pela vontade de comer e, logo em seguida, provocar o vômito ou tomar laxante exageradamente para eliminar os alimentos ingeridos.
  • Anorexia: doença de fundo psicológico, a pessoa não se alimenta. Em geral, acomete mulheres adolescentes.
  • Obesidade: uma doença crônica, resultante de armazenamento excessivo de gordura. Com predisposição genética.
     A mídia acaba proporcionando os transtornos alimentares, já que exibem pessoas magras em desfiles, revistas, propagandas, entre outros meios que mostram esse padrão de beleza. Observe as imagens:



     As revistas relacionadas com o corpo, com a saúde exibem mulheres magras e corpos perfeitos. É claro que a obesidade acarreta vários problemas que comprometem a saúde e o funcionamento eficaz dos órgãos, mas a preocupação com a estética é mais evidente e ressaltado como prioridade.
    Devido a esse padrão de beleza, as pessoas, principalmente mulheres, vivem preocupadas com dietas milagrosas, que no futuro desencadeiam problemas de saúde podendo levá-las até ao óbito, se não tratadas e percebidas a tempo.
    Como educadores devemos nos atentar a mudanças de comportamentos principalmente no mais gordinho, para que essa criança não venha ser vítimas dos transtornos alimentares.

Reflexão: " Apetite não é só de comida, é de viver também. Pelo menos, tenho muito disso". (Fabrício D. Viana).