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" NÃO SOMOS O FIM, E SIM OS MEIOS!"

Convivência Democrática

1. A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E A PRODUÇÃO DA DIFERENÇA: A QUESTÃO RELIGIOSA

Aula ministrada pela professora Roseli Fischmann

Essa aula aborda que cada ser humano é diferente na sua totalidade. Cada um de nós desde o nascimento temos opções para escolhermos nossos caminhos, pois temos uma liberdade religiosa, e essa religião está ligada a ética, o respeito que devemos ter pela escolha do outro, mesmo essa sendo diferente da nossa opção.


A foto inserida acima, trata-se pela diversidade religiosa, como foi mencionado cada um tem a liberdade de praticar a religião que mais convém. A frase: " O mundo é plural!" vem da pluralidade que somos inseridos, são os múltiplos de diversos fatores, entrelaçados que compõe a nossa identidade. 

Reflexão: "A riqueza humana consiste nas diversidades cultural e religiosa, presente e do passado". (willian M. Schneider).

2. O ESTUDO CULTURAIS E A PRODUÇÃO DA IDENTIDADE E DA DIFERENÇA

Aula ministrada pelo professor Mário Nunes.

Para essa aula trago uma poesia escrita por Pedro Mexia, que vem de encontro com o tema abordado nessa disciplina.

Identidade

A identidade, como a pele,
renova-se, perde-se de sete em sete anos,
muda no mesmo corpo,
torna diferente a aparência humana.

A identidade é a soma das intenções,
uma foto instantânea
para um propósito
imediato que não dura.

A identidade é um equívoco
para camuflar o coração.

Analisando a aula, e a poesia pude perceber que a identidade é algo pessoal e intransferível que cada ser humano tem a sua, sua maneira de vestir, pensar e expressar no meio que está inserido.

Reflexão: "Viver junto é aceitar o outro como ele é, para aprender a lidar melhor com as diferenças". (Gélio Albuquerque).



3. A CONVIVÊNCIA DEMOCRÁTICA E A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

Aula ministrada pelo professor Marcos Garcia Neira

Democracia: Governo do povo; soberania popular. Esse é o seu significado.

Mas como viver numa democracia num país que encontra-se em poder do consumismo? Ele que acaba criando uma diversidade cultural e econômica na sociedade do milênio. A cultura que se adquire e a diferenciação da mesma pode ter vários aspectos sociais que contribuem para sua diferenciação.

Reflexão: " O amor da democracia é o da igualdade". (Barão de Monstequeu).


4. MULTICULTURALISMO: ENCAMINHAMENTO PEDAGÓGICO

Aula ministrada pelo professor Marcos Garcia Neira

Currículo e prática pedagógica reflete criticamente sobre as práticas socais; visa as diferenças priorizando as diferenças.


Somos inseridos na escola pela nossa família, primeira sociedade que pertencemos, e vamos para outro ambiente, que é a escola. Nela participaremos e vivenciaremos diversidades de todos os tipos, sociais, culturais, etnias, entre outras. 

Também é através da escola que podemos ou não saber respeitar lidando com essas diferenças, que irão fazer parte do nosso cotidiano, e isso depende do currículo escolar, que enfatize de maneira positiva essa diferenciação, é que podemos ver por exemplo no dia da Consciência Negra.

Reflexão: "... uma escola iluminada pelo brilho dos inicios" (Rubens Alves).




5. A PRODUÇÃO DA IDENTIDADE DIFERENTES CULTURAS JUVENIS E TECNOCULTURA

Aula ministrada pela professora Mônica Fogaça.

Para dar inicio a essa atividade, quero mencionar uma poesia com o tema: Juventude. Autor Francisco Moreno Barbosa.

Juventude

A juventude neste mundo é tudo.
Vence obstáculo, sonha e caminha,
afirmo tudo isso e não me iludo,
resolve as coisas e faz sozinha!

E quando o jovem é forte e raçudo, enfrenta, até zombando uma dor na espinha!
insultado, resolve mesmo mudo,
com esperança e sem sair da linha.

A frase deve ser assaz vivida,
porque é nele que se encontra a vida,
a vida que dá ânimo e muito prazer.

Vivamos, com alegria, a mocidade, 
pois nela é que nós dá felicidade
e vontade plena e bela de viver.

Essa poesia vem de encontro com a juventude, e sua história, pois existe mudanças notórias desde a antiguidade até os dias atuais em relação a juventude. Vimos que antes um jovem de 16 anos já trabalhava, ou tinha filhos já possuía família, nos dias atuais nessa mesma idade, encontramos nas escolas, fazendo sua vida profissional.

Reflexão: "A juventude é sobre tudo a soma de possibilidades". (Albert Camus).


6. ENCAMINHAMENTOS PEDAGÓGICOS: BLOG NO ENSINO DA CIÊNCIAS

Aula ministrada pela professora Mônica Fogaça.



A foto acima trás o conhecimento da informática, da computação, uma era que a tecnologia envolve todos os âmbitos não somente o escolar. Independente da questão financeira as crianças já tem acesso a essa tecnologia como parte integrante do seu conhecimento.

Mas o que a pedagogia tem haver com esse assunto? É justamente esse questionamento que esse aula veio esclarecer, aponto a tecnologia como uma metodologia de ensino, para uma determinada área de conhecimento.

Um exemplo que foi dado nessa aula que julgo interessante mencionar, foi uma criação de blog baseado nas informações e interesses mencionados pelos alunos, ou seja, se o interesse era esporte era criado um grupo e seus participantes tinham que "alimentar" esse blog com informações que o complementasse, seja com figuras ou comentários, independente da linguagem usada. O motivo inicial era a prática da leitura e escrita, mesmo de forma informal, que apesar de um tempo foi adquirindo uma nova forma e um novo linguajar. 

Humor para reflexão: " Na era da informática, o castigo vem via internet". (Autor desconhecido).

7. GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL: DESAFIOS PARA A PRÁTICA DOCENTE

Aula ministrada pela professora Cláudia Vianna.

Aborda a questão de gênero e diversidade sexual, onde ainda se obtêm uma exclusão social, mesmo de forma indireta. Hoje, mesmo no milênio dito como o mais avançado mediado em meio a tantas informações e tecnologias, somos uma sociedade preconceituosa. Não digo somente no contexto sexual, mas etnia, crenças religiosa, enfim, tudo o que é diferente ao nosso modo de viver e de pensar.

Aonde entra a educação, mas propriamente a escola? A mesma tem função de consolidar as diferenças e não promovê-las, um apoio muito significativo são os PCNS, principalmente o qual se trata sobre ética, e diferenças no tema de transversalidade e pluralidade cultural.



Uma ferramenta indispensável para o docente que preocupa-se com as diferenças e o respeito pelas mesmas. O PCN volume 10, aborda o tema com meios de humanização e cidadania, mesmo inseridos numa sociedade preconceituosa como foi mencionado acima.


Reflexão: "Temos o direito de expressar e viver produtivamente, mesmo com nossas "deficiências" .






8. RELAÇÕES SOCIAIS DE GÊNERO: UM DIREITO UMA CATEGORIA DE ANÁLISE.

Aula ministrada pela professora Cláudia Vianna.

Essa imagem trás eu creio uma infinita disputa entre os gêneros masculino e feminino. Disputa eu digo no sentido de adquirir os mesmo direitos e deveres, sem um "medir" esforço com o outro.

Podemos ver alguns avanços nos dias atuais em relação ao sexo feminino, que tem direito ao voto, direito de ir e vir livremente, ressalvo alguns países. As mulheres também estão inseridas no mercado de trabalho, que antes eram somente para os homens, como nas Forças Armadas, nas obras de construções, entre outros, embora ainda seu salário seja inferior em relação ao sexo oposto.

Outro avanço é a divisão de trabalhos domésticos, hoje podemos ver homens auxiliando suas esposas, ajudando com os filhos, o que antigamente não se existia, porque isso era "coisa de mulher". Acho essa interação entre os ambos sexos produtiva e necessária num mundo que está tão cheio de atividades e complexo.

Reflexão: Homens ou mulheres, não importa, ambos que fazem a bela do ser humano.




9. DIFERENTES POSSIBILIDADES CULTURAIS NO CURRÍCULO ESCOLAR

Aula ministrada pelo professor Cesar Rodrigues.

Segundo o professor nessa disciplina existem alguns lugares propícios para o acontecimento de culturas, vejamos quais são:

  • no contexto parental
  • na comunidade local
  • na escola propriamente dita
  • na mídia de uma maneira geral.
Esses locais vão criando ou reforçando a identidade do cidadão, e acabam gerando diferenças para as mesmas. O que entende-se por cultura? Abaixo deixarei uma poesia que trata-se do tema mencionado, escrito por José Damião Limeira.

Culturas, culturas, culturas

A vida é cultura
O homem é
Cultura das culturas,
é a cultura existencial.
As culturas são definidas como:
Hábitos,
Costumes,
Estilos de vida,
Canção,
Poesia.

As culturas são diversas,
diversos são os povos,
e os povos têm,
suas origens culturais.
Cultura exige cuidar,
e no cuidar da vida
ampliaremos o conceito
de cultura.

Se somos frutos de uma cultura,
Pensemos a originalidade que somos,
se tudo que fazemos demonstra cuidado,
Olhemos os desastres no universo.

Pensar é arte,
arte é cultura.
A cultura do pensar
transforma o homem e,
sua relação com o outro,
resultando em profunda
harmonia.

O currículo escolar tem que estar atento, abrangendo e acolhendo essas diferenças, demonstrando que todas tem sua devida importância, e é isso que nos proporciona um crescimento como cidadãos.

Reflexão: "A cultura é o melhor conforto para a velhice". (Aristóteles).

10. ENCAMINHAMENTOS PEDAGÓGICOS NA ESCOLA PÚBLICA SOBRE A QUESTÃO RELIGIOSA


Aula ministrada pela professora Roseli Fischmann.


Lembro nos meus tempo de estudante que existia aula de Ensino Religioso, mas era voltado mais para o catolicismo, e tinha uma aluna que era evangélica e tinha liberdade para sair da sala de aula, ou seja, ela não participava das aulas. Para nós alunos aquela atitude era normal, mas hoje eu fico pensando sobre aquela ação com certeza gerava um certo constrangimento para ela.

Hoje não tem nas escolas aula de Ensino Religioso, embora conste na grade curricular, eu pessoalmente acho que devia existir e ser cobrado, não sobre uma determinada doutrina religiosa, como devemos devoção a santos, entre outros assuntos que não caberia numa sala de aula.

Mas sim a essência de Deus para nossas vidas, aquilo que devemos ter de bom para o nosso cotidiano, que são os valores, e a prática dos mesmos.



Reflexão: " Eu não tenho filosofia: tenho sentidos... Se falo na Natureza não e porque saiba o que ela é. Mas porque a amo, e amo-a por isso, porque quem ama nunca sabe o que ama.
Nem porque ama, nem o que é amar..." (Alberte Caeiro).


11. POLÍTICAS CULTURAIS, MULTICULTURALISMO E CURRÍCULO

Aula ministrada pelo professor Marcos Garcia Neira.


Segundo o professor vivemos numa política da diversidade, onde exitem várias culturas inseridas, seja na maneira de falar, vestir, comportar, enfim tudo aquilo que um determinado meio social condiz para que a pessoa tenha aquele determinado comportamento.

É através dessa diversidade que o currículo tem que se adaptar, absorvendo e agregando os valores inseridos na cultura daquele determinado grupo. Ressaltando que todas são importantes e válidas para compor o nosso imenso país.

Reflexão: " A cultura é uma academia para a alma". (Locci - Café Cultural).




12. A GLOBALIZAÇÃO E SEUS IMPACTOS NAS CULTURAS

Aula ministrada pelo professor Mário Nunes.

Para essa aula o professor traz a seguinte descrição sobre o que é globalização:

  • impacto avassalador dos processos econômicos globais, incluindo processos de produção, consumo, comércio, fluxo de capital e interdependência financeira.
  • surgimento de instituições supranacionais, cujas decisões moldam e limitam as opções políticas do Estado-Nações.
  • a ascensão do neoliberalismo como discurso político dominante.
  • surgimento de novas formas culturais, de meios e tecnologias de comunicação globais que moldam as relações de afiliação, identidade e relação entre as pessoas.

Hoje em dia é comum compra por internet, até mesmo fora do nosso país, eu já passei por essa experiência ao comprar o meu celular que veio da China. Tudo numa maior facilidade, paguei o tributo que foi cobrado aqui no Brasil, mas mesmo assim o valor do celular saiu bem mais interessante do que se fosse comprado numa loja. O mundo na sua totalidade torna-se tão pequeno, com apenas um toque do nosso teclado que nos permite a "viajar" conhecendo países que nem pensamos em um dia ter acesso a ele.


Reflexão: "A globalização encurtou as distâncias métricas, aumentando muito mais a distância afetivas". (Jaak Bosmans).


13. A CONVIVÊNCIA DEMOCRÁTICA NA ÓTICA DOS ESTUDOS CULTURAIS

Aula ministrada pelo professor Mário Nunes

Segundo o professor o estudos culturais são desenvolvido nas seguintes divisões:
  • campo de pesquisa
  • projeto político
  • inserção pós moderna
  • perspectiva inter/ anti/ pós/ disciplina

O estudo da cultura é interessante para termos conhecimento dos tipos que existem, e que fazem parte do nossa formação. Pois somos parte da cultura anterior, descendentes de índios, portugueses, negros, enfim, dos os povos que fizeram e fazem parte do nosso país.

Esse estudo cultural, faz que com entendemos nossos valores e nos firmarmos neles, adquirindo nossa identidade através de nossas origens.

Reflexão: "A cultura forma sábios; educação, homens". (Louis Bonald).

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