Formação da moral para a virtude
Aristóteles coloca três fatores para que os homens sejam bons e virtuosos:
- natureza = essência
- hábito = modo de vida
- razão = pensar e argumentar
Todos são capazes de "lencionar" virtudes, mesmo que não tenham essa licenciatura. Através da ação docente e seus exemplos funciona como uma lousa exposta para a disciplina, que transmite a virtude escondida na íntegra e não somente falada.
Na ilustração acima a professora poderá ter diversas reações sobre o sumiço do giz, pode ignorar o fato, acusar o aluno mais bangunceiro, ou simplismente aproveitar a oportunidade de explicar as consequências e o malefíco se os gizes continurem desaparecendo. Reforçar os valores contindos nessa atitude como cuidado, honestidade, respeito, entre outros.
"... quando o aluno começa a ler e começa a compreender o que está escrito... dão-lhe... a ler obras de bons poetas... preenche de conceitos morais... do mesmo modo procedem os professores de cítara, evidam esforços para deixar temperantes os meninos e desviá-los da prática de ações más". Platão. Protágoras.
Nossas atitudes valem muito mais do que nossas falas, porque demonstra como somos através de nossas ações, se temos preconceito ou solidaderiedade. Como espelhos devemos ter esse cuidado e repensar os nossos valores, para que os bons reflexos venham refletir nos nossos alunos. E que as marcas de nossas ações venham ser na maioria positivas.
Para refletir: " Eu posso contribuir apenas com uma gota de água para o oceano, mas, com a minha gota, ele jamais será o mesmo". Madre Teresa de Calcutá.