A escola preocupada com o desenvolvimento dos alunos na sua integridade apresentaria esses aspectos:
- Os conteúdos escolares: transversal, e também inserir valores como disciplina no seu currículo para poder "cobrar" o desempenho da mesma, assim como fazemos com as demais disciplinas dando a cada uma sua devida importância.
- Metodologia nas aulas: pode apresentar ser díficil devido a nossa comodidade no passar dos anos, mas o professor tem que ser criativo em suas aulas, mostrar a importância dentro da realidade que o aluno está inserido, fazendo-o participativo e receptivos a esse novo conhecimento, e não somente passivos e absorvedores da matéria transmitida. Uma aula diferenciada desperta o interesse e a curiosidade dos alunos para esse aprendizado, e automaticamente os resultados serão com êxito.
- O trabalho intencional com valores: visa priorizar os valores que necessitam ser trabalhados, dentro da sala de aula ou da instituição escolar. A escola tem que ter clareza de qual valor será desenvolvido e quais são os objetivos que querem alcançar com o mesmo. Se o problema é com a falta de respeito as atividades, textos e dinâmicas terão que ser direciondas para esse tema.
- As relações interpessoais: lidar com pessoas tem que ter consciência da análise diária como docente, funcionário e gestão, principalmente por estar visivel aos olhares interessados e curiosos dos alunos, que são perceptivos e críticos ao perceber que a teoria e a prática da equipe são opostas. O tema trabalhado tem que estar interiorizado e vivenciado pela equipe, para que o reflexo venha ser testemunhado como verdadeiro e eficaz aquilo que se é ensinado e cobrado.
- A auto-estima: mesmo com as circunstâncias não favoráveis que enfrentamos no cotidiano, a equipe tem que estar com a auto-estima valorizada, ter uma imagem positiva e transmitir para os alunos na sua postura, falar e relacionar. O testemunho é uma ferramenta eficaz no relacionamento de seres humanos, e impossível falar-se de valorização pessoal quando o educador enxerga-se um "lixo" dentro da sociedade, incapacitado de realizar algo positivo. Segundo Harkot Tailler(1999), cada ser humano constrói para sim uma imagem que julga representá-lo, com a qual se identifica e se confunde.
- O auto-conhecimento: a equipe escolar tem que identificar os seus próprios sentimentos e emoções, assim será capaz de gerenciá-lo mediante a uma situação de conflito ou confronto.
- Gestão escolar: mesmo percebendo a falta de união e apoio da gestão escolar, as decisões da instituição podem ser compartilhadas, escutadas e repensadas quando houver necessidade. Uma equipe fechada em seus próprios valores e crenças não permite diálogo e impede o crescimento da qualidade escolar. A busca coletiva de novos e melhores caminhos para enfrentar os desafios cotidianos demonstra a valorização e respeito aos demais integrantes da instituição.
Mudanças são assustadoras e geradoras de conflitos internos que temos vencer diariamente, mas a união e a cooperação nos fortalece. Pode até parecer ou ser difícil aplicar esses setes aspectos, mas é possivel se todos abraçarem a mesma causa, que é a qualidade de um ensino com valores e cidadania.
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