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quinta-feira, 20 de outubro de 2011

O juízo moral da criança


" Toda moral consiste num sistema de regras, e a essência de toda moralidade deve ser procurada no respeito que o indivíduo adquire po essas regras". (Jean Piaget)











     O dicionário de língua portuguesa, Aurélio 7ª edição, a definição de moral:
  • Conjunto de regras de conduta ou hábitos julgados válidos quer universalmente, quer para grupo ou pessoa determinada.
  • O conjunto das nossas faculdades morais; brio, dignidade.
     Piaget apresenta estados que os seres humanos apresentam no decorrer de sua existência, são eles:

  • anomia: estado do récem-nascido, sem regras, os desejos são atendidos mediates ao choro que é sua comunicação de uma determinada necessidade momentânea.
  • heteronomia: sabe da existência de regras (permitido ou não), as fontes são variadas como famíla, escola e comunidade.
  • autonomia: regras de si próprio, está interiorizado as regras das quais necessita conhecer.
     Como educadores o estado que tem como objetivo nos alunos é da autonomia, da cooperação e respeito com o próximo. Esse estado implica a redução do egocentrismo que é nato no ser humano, sair das suas próprias regras, para o coletivo convivendo socialmente. E esse é um grande desafio encontrado nas escolas quando não existe o respeito das regras que são apresentadas, criando situações desagradáveis ao ambiente.
     Uma das alternativas para despertar a autonomia, são os jogos de regras e de cooperação, que possui limites, trabalho em equipe a favor do mesmo objetivo.

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