Nessa aula o professor Ulisses Araújo traz três questionamentos sobre a construção de valores que são elas:
1. É possível educar em valores?
Sim. Quando nos dispomos a realizar esse trabalho é possível sim, existem escolas que trabalham com princípios e tem êxito em todo o seu contexto escolar.
2. Como se dão os processos de construção e/ou apropriação de valores?
A explicação vem de Piaget (1956) " Os valores referem-se a trocas afetivas do sujeito realiza o exterior. Surgem da projeção de sentimenteos positivos sobre objetos, e/ou pessoas, e/ou relações, e/ou sobre si mesmo".
O valor que temos vem daquilo que gostamos, não é uma coisa mandada ou ensinada, mas sim adquirido dentro das relações da forma que se trata alguém, e dos pontos positivos ou negativos que temos de nós mesmos. Os valores referece a trocas afetivas, projeção de sentimentos, o cuidados que temos com as pessoas gera os sentimentos de valorização, onde cabe aos adultos gerar prazeres nas crianças para que a escola venha ser valor para ela.
Temos o nosso "posicionamento" dos valores na identidade uns estão no núcleo outros nos periféricos simultaneamente de acordo com as situações, podem ser eles beleza física, honestidade, justiça, finanças que interegem com o meio que estamos inseridos, fatores físico, interpessoal, sócio-cultural.
Preocupamos quando aquele valor verdadeiramente faz parte do nosso EU central, ao ponto de atrapçlhar o ponto psicológico, gerando culpa. Como ficar devendo dinheiro a uma pessoa, se a honestidade fazer parte do centro psicológico, só terá tranquilidade enquanto aquele débito não for quitado, ou negociado. Mas se for de ordem secundária pode conviver normalmente com esses fator sem culpas.
Vale ressaltar que todo o posiconamento desses valores podem mudar de posicionamento devido as circunstâncias adversas do meio social, através de uma perca emocional, social ou financeira, em qualquer faixa etária da vida do indivíduo.
3. Quais os valores que devem ensinar na escola?
Um trabalho que visa a construção de valores para as crianças, mas não superficial ou projetos aleatórios, mas consistentes centralizados na Declaração dos Direitos Humanos.
" Hoje é vital não só aprender, não só desaprender, mas sobretudo organizar nosso sistema mental para aprender a aprender". Edgar Morin
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