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" NÃO SOMOS O FIM, E SIM OS MEIOS!"

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Educação e Ética

    A ética escolar é comparada como uma travessia, dinamismo sobre um todo, indo e saindo por três caminhos:

  • Família como socialidade primeira - segundo Winnicott(1964) a família é a primeira sociedade que o individuo pertence, e cabe a mesma inserí-lo aos outros meios sociais, sendo um deles a escola.
  • Escola como transição para a vida social, conduzindo-os numa conduta para conviver em socidades futuras.
  • Sociedade e exercicio da cidadania, através de um preparo que a escola faz para essa socialização externa.

    Mas como obter ou adquirir ética?
    Através dos exemplos e virtudades que são transmitidas no decorrer de cada fase da vida, pensando e repensando os costumes, já que a ética é um comportamento escolhido, uma adesão voluntária a um conjunto de regras de ação.
    A ética é construída de hábitos, não se ensina; mas sim imita-se parte de exemplos seja de professores, pais e responsáveis com que convive.

    Ética supõe modo de agir em relação ao outro, ou seja, se colocando no lugar do outro, absorvendo sua necessidade, sendo eles alunos ou colegas de trabalho.

    Kant, filósofo alemão, coloca dois princípios fundamentais como:
  1. agir de tal maneira a tratar a humanidade, tanto em tua pessoa como na de todos os outros, sempre ao mesmo tempo como um fim, e nunca como um meio.
  2. agir de tal modo que a máxima de tua ação possa transformar-se em lei de validade universal.
    Esses principios de Kant, traz a postura mais digna de agir com o próximo, ir sempre mais do que pensamos.

    Nesse mundo denominado como crise da modernidade, gerada pela mídia e internet, causando sérias distorções de comportamentos como atitudes intolerantes, dificuldades de conviver com o diferente, falsas ideologias, trazendo altos níveis de stress e mortalidade.

   Ser diferente hoje é uma pessoa compreensiva e educada, que ainda se preocupa com os problemas do próximo. E infelizmente a recompensa de não "pertencer" a crise da modernidade dá-se por errado e fora do padrão.

"... a ética fala da justiça porque há desigualdade, fala da amizadade porque não somos auto-suficientes, fala da democracia porque não existem sábios suficientemente capazes e competentes para governarem sem perigo de se equivocarem". (Campus, 1996, p.11)

   Trabalhar igualdade quando há desigualdade,
                   humildade quando há vaidade,
                   solidaderiedade quando há egocentrismo.

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