Sejam bem vindos!!!

" NÃO SOMOS O FIM, E SIM OS MEIOS!"

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Relações com as comunidades e a potência do trabalho em rede

Aula 25 - Educação Comunitária
Professora Patrícia Grandino.

Os objetivos do trabalho em rede:

  • potencializar os recursos da comunidade
  • fortalecer a implicação dos diferentes fatores de uma comunidade
  • problematizar as questões emergentes da comunidade coletivamente
  • identificar estratégias de enfrentamento compartilhadas
SIGNIFICADO DE GRUPO:

  Segundo Pichon-Rivière pode-se falar em grupo, quando um conjunto de pessoas movidas por necessidades semelhantes, se reúnem em torno de uma tarefa específica. Num cumprimento de desenvolvimento das tarefas, deixam de ser um amontoado de indivíduos, para cada um assumir-se enquanto participante de um grupo com objetivo mútuo.
    Isto significa também que cada participante exercitou sua fala, sua opinião, seu silêncio, defendendo seus pontos de vista.Portanto, descobrindo que, mesmo tendo um objetivo mútuo, cada participante é diferente.Tem sua identidade - cada indivíduo vai introjetando o outro dentro de si. Isto significa que cada pessoa, quando longe da presença do outro, pode “chamá-lo” em pensamento, a cada um deles e a todos em conjunto. Este fato assinala o início da construção em grupo enquanto comportamento de indivíduos diferenciados.

SIGNIFICADO DE COMUNIDADE:



   Do ponto de vista da sociologia, uma comunidade é um conjunto de pessoas que se organizam sob o mesmo conjunto de normas, geralmente vivem no mesmo local, sob o mesmo governo ou compartilham do mesmo legado cultural e histórico. Os estudantes que vivem no mesmo dormitório podem formar uma comunidade, assim como as pessoas que vivem no mesmo bairro, aldeia ou cidade. Fichter, 1967 em suas definições para uso didático ressalta que uma palavra que é rodeada de significados múltiplos, requer uma cuidadosa definição técnica, ao que propõe: comunidade é um grupo territorial de indivíduos com relações recíprocas, que servem de meios comuns para lograr fins comuns.


Nenhum comentário:

Postar um comentário