Professora Paula Fernandes.
Depressão
Transtornos de humores ou afeto, sentimento de tristeza profunda, associados com sintomas fisiológicos e cognitivos na pessoa. A causa é multifatorial, ou seja, variáveis como:
- biológicas: genética, estrutura e química do cérebro.
- psicológicas: stress, traumas, desamparo, forma de perceber o mundo.
- sócio-culturais: papéis, expectativas, suporte social.
FATORES DE RISCO (que proporcionam ou auxiliam a causa da depressão infantil).
- histórico familiar de depressão.
- sexo feminino mais vulnerável.
- episódios anteriores de depressão.
- acontecimentos estressantes.
- dependência de drogas.
- violência doméstica.
- elevada exigência acadêmica.
Na escola a criança depressiva tem queda no seu rendimento e apresenta sintomas típicos que podem ser percebidos pelo seu professor, como falta de concentração; perda de interesse nas atividades que gostava de realizar; pensamento mais lento; isolamento na sala de aula e nos recreios; são sintomas que devem ser observados e levados em consideração, porque a depressão compromete o desenvolvimento e o funcionamento social da criança e do adolescente, que poderá refletir na vida adulta.
FATORES IMPORTANTES:
- identificar os antecedentes do episódio depressivo.
- minimizar o impacto negativo dos sintomas depressivos.
- aumentar a eficácia dos esforços de soluções de problemas.
- aprender habilidades para lidar com problemas futuros.
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