A ideia de projetos está associada a ação, fazer acontecer, vontade livre e consciente. O que difere dos animais que apenas reagem a situação momentânea. Para fazer algo de pequeno, médio e grande porte tem que haver reflexão, estruturas, e pesar as consequências e buscar os meios para os objetivos se concretizarem.
O projeto é individual, mesmo inseridos num projeto coletivo, pois a sua parte que foi destinada tem que ser realizada, para que o projeto previamente estabelecido ocorra com êxito. O projeto pode sofrer mudanças no desenvolvimento, tanto para o acréscimo ou retirada de algum item ou estratégia, Nota-se que é uma mudança para a melhoria, mas o projeto continua sendo o mesmo, com os mesmos propósitos e objetivos.
O professor Nilson José Machado aborda estruturas para o realizamento do projeto, do qual iremos comentá-los.
- Metas/Objetivos: é impossível pensar em projetos sem ter metas daquilo que pretente, são os objetivos que queremos alcançar, isso é válido para qualquer área de nossas vidas, profissional, emocional, social e econômica.
- Futuro/antecipação da ação: após identificar os meus objetivos, tenho que visualizar a concretização do mesmo como um produto acabada, ou seja, como ficará no final de sua realização. Ora, se minha meta é confeccionar um bolo de aniversário, tenho idealizar o sabor da massa e recheio, tipo de cobertura, enfim, vê-lo pronto mentalamente.
- Abertura/risco/criação: seriam os métodos para a realização daquele fim. Voltando o exemplo do bolo, quais são os meios para fazê-lo, qual diferencial usaria para torná-lo mais atraente.
- Ação do sujeito/coação impossível: ligados a fatores externos, sejam meus ou de outros, que retardariam o prazo estipulado para o término do projeto.
Na escola, não seria diferente das estruturas acima, sempre partir de um objetivo. Ação sem objetivo é morta e ineficaz. Projeto não é somente para metas grandes, desde uma aula "simples" tem que ser objetiva, com começo, meio e fim.
Há metas que não valem e valem; outras valem mais e valem menos. A necessidade da reflexão para "pesar" mais os pós do que os contras. Essa clareza faz-se fundamental, onde a razão centrada venha prevalecer na emoção. Muitos projetos fracassam por estarem fundamentados e firmados nas emoções, gerando frustações devido a não conclusão dos planos, projetos imaginados.
No final, como foi dito o projeto é individual dá o direito da pessoa preponderar os meios, os riscos, também os acertos e vitórias.
Reflexão: " A vida é maravilhosa se não se tem medo dela". (Charlie Chaplin)
Nenhum comentário:
Postar um comentário