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quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Conhecimento em Rede




OU





OU



   Essas três figuras representam, para o professor Nilson Machado a aquisição do conhecimento. Cada figura corresponde sua época, ou ainda em época equivocada, onde a concepção do conhecimento teria que ser vista de maneira diferenciada. Vejamos as identificações de cada uma dessas figuras.
  • Balde: Consiste em um depósito, encher a cabeça do aluno com os conheciementos que são necessários para que o mesmo adquira um padrão suficiente. Nesse processo o professor preocupa-se mais com os "níveis" e as atividades e avaliações são de acordo com esse conceito.
  • Corrente: Surge com Descarte, que coloca que o aprendizado é composto por elos que interligam entre si, que as fases passam do simples ao complexo e vice-versa. Se estiver complexo para o seu entendimento faz-se a decomposição para que a compreensão fique melhor, e haja o encadeamento novamente. Foi que surgiu o sistema cartesiano, visando esse conceito e as palavras de ordem a esse processo são: re-requisito, seriação, percurso necessário.
  • Rede: O aprendizado se transforma e cria novos centros de interesses, ou seja, um novidade, um aprendizado leva a outro, incorporando novas concepções, e acaba-se espandindo. Não que devemos excluir Descarte, mas unir com o objetivo de mostrar significados. Uma das disciplinas que trata-se desse assunto é a história, que aborda o passado e assim podemos entender os porquês das mudanças. Os conceitos são vivos é por isso se transformam, já que o conhecimento não tem um ponto de partida exato. A ideia de rede é enriquecer dando significados; diversalidade; liberdade e adequação. Cada ser humano é livre de seus pensamentos, onde busca os seus significados dentro de uma diversidade e fazendo uma adequação ao aprendizado, que antes tinha um valor e acrescentou-se ou muitas vezes até modificou-se esses valores iniciais.

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