<
O que as figuras acima tem em comum? Para o professor Luiz Carlos Menezes tudo. Na sua aula fez a seguinte colocação: a ciência como linguagem. Sim, temos que olhar tudo aquilo que a ciência nos fornece e ter condições de fazer sua leitura. E essa proposta que ele sugere para os educadores para ensinar a linguagem da ciência, matemáticas e científicas. Assim quando um consumidor for comprar um determinado produto alimentício saberá "ler" as propriedades contidas no rótulo. Essa leitura é muito além daquela decorrente do alfabetismo, é o entendimento, a interpretação da mesma.
Realizar leituras quando não existem letras, é o caso da imagem do fenômeno da natureza, saber identificar o porquê daquela consequência, quais são as propriedades que fornecem e auxiliam o fenômeno manifestado.
Mesmo parecendo impossível ler uma bula de medicamento, mas se for ensinado nas escolas a linguagem da ciência, a geração que sairá da mesma não terão dificuldades ao realizar sua leitura.
Essa proposta pode abrir o entendimento, assim não teremos tantos incidentes com produtos de limpeza, ou outro produto que não reage bem com um determinado produto.
Oi, Eliane, parabens pelo blog. Gostei muito. Está muito rico em informações. Bela contribuição. Gostaria de ser sua seguidora, porém não encontrei o ícone. Também tenho um, porém, não tenho postado nada ultimamente. Mas se der, passe lá para visitar: http://claramonteiro64.blogspot.com/.
ResponderExcluirAbraços e mondibeijo