Sejam bem vindos!!!

" NÃO SOMOS O FIM, E SIM OS MEIOS!"

domingo, 23 de outubro de 2011

Violência e Educação


 
VIOLÊNCIA é um comportamento que causa intencionalmente dano ou imitação moral a outra pessoa, ser vivo ou dano a quaisquer objectos. Tal comportamento pode invadir a autonomia, integridade física ou psicológica e mesmo na vida do outro. É o uso excessivo de força, além do necessário ou esperado. (fonte: Wikipédia)

   Segundo a definição acima o excesso da força está causando efeitos indesejáveis na questão da violência na escola. A figura ao lado vem demonstrar que a cada dia essa "força" vem sendo crescente, contra os colegas, professoras e instituição de ensino. Hoje infelizmente está mais comum ouvir noticiários sobre a violência escolar, como as várias mortes na escola do Rio de Janeiro.

    Segundo o poeta e escritor Gautier, Théophile: "violência leva à violência, e justifica-a". Uma frase até usada por nós educadores quando queremos exemplificar alguma situação. O interessante que a frase continua... e justifica-a, e isso temos observado nas atitudes dos alunos, eu bati no João porque ele me xingou, ou falou de minha mãe. A tentativa de justificar o ato errado sempre está nos lábios prontos para serem argumentados. E a cada dia essa intolerância ao outro causa não só a violência física, mas também a verbal, dificilmente ouvimos um tratar de cordialmente o colega, mas já é gritando ou com palavras pejorativas.
    O respeito com os colegas, professores e materiais é quase inexistente, tornar-se repetitivo e stressante ressaltar essa deficiência que gera a violência.
    Um dia estávamos no pátio, gerenciando cada turma para a sala onde seriam as devidas aulas, mas antes de entrar iam beber água para não ter o problema de ficarem pedido para sair da mesma com essa finalidade. Um aluno que estava em outra turma, pediu para beber água e a professora pediu que esperasse assim ele poderia ir com a turma dele, evitando tumultos. A reação dele foi surpreendente ele que ainda estava em pé ficou irado que xingou "para dentro", pois não entendíamos e deu tantas bicudas na mochila dele que ficamos pasmas com sua atitude. Ficamos nos perguntando o porquê daquele comportamento, a resposta não foi negativa, mas sim de esperar o momento oportuno.
     O vídeo clipe abaixo, falará sobre a violência geral que cada dia nos assusta e nos deixa sem ação. No decorrer diz: É preciso amar as pessoas, como se não houvesse o amanhã! Muito profunda essa frase porque fala de um amor supremo, puro, incondicional.
   



Reflexão: O primeiro mandamento deixado por Deus a Moisés diz: "Amar a Deus acima de todas as coisas, e o próximo como a ti mesmo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário