QUEM SOMOS NÓS?
QUEM É O ALUNO?
QUEM É O OUTRO QUE CONVIVEMOS?
A compreensão do psicológico de uma pessoa baseia-se por quatro dimensões: cognitivo, biológico, sócio-cultural e afetivo; que estão construídos dentro do nosso consciente e não-consciente que são os processos que avisam o consciente de um sentimento seja físico ou emocional. Essas dimensões dentro do sujeito que está inserido no meio, que é o mundo físico, espaço que pertence através de um determinado grupo social.
Ocorre fatores que determinados filósofos e/ou estudiosos sobre uma das quatro dimensões classificar um determindado comportamento do aluno através de seu campo de estudo. Exemplo: Quando Vygotsky coloca que o meio colabora para o aprendizado do aluno, não podemos só focar que o João não sabe ler aos oito anos porque na sua casa não tem acesso a nenhum tipo de leitura. Claro que se uma criança tiver acesso as letras desde dos primeiros anos, mas possibilidades ela terá de desenvolver no aprendizado com a leitura. O cuidado que devemos ter para não ser a única fonte de explicação para um determinado problema ou situação que estamos vivenciando.
Podemos estar indispospos devido a poucas horas dormidas e não porque estamos com um problema afetivo que implica mudanças no humor.
Somos um ser total, mesmo que sejamos fragmentados para a melhor compreensão da complexidade que é um ser humano. Um ortopedista que é especialista de uma parte do nosso corpo, mas nem por isso somos só essa parte. Assim não somos só cognitivo, ou biológico, ou sócio-cultural, ou afetivo. Somos totalidade desses fragmentos.
Veremos que cada pensador e estudioso dentro de sua convicção e estudo diz sobre as quatro dimensões citadas acima:
- COGNITIVO: A teoria de Piaget do desenvolvimento cognitivo é uma teoria de etapas, onde o intelecto é formado por esquemas capacitados a evoluir e se tornar progressivamente mais complexos.
- BIOLÓGICO: Maria Montessori acreditava que a educação é uma conquista da criança, pois percebeu que já nascemos com a capacidade de ensinar a nós mesmos.
- SÓCIO-CULTURAL: Vygotsky atribuía um papel preponderante às relações sociais, nesse processo de aprendizagem, tanto que a corrente pedagógica que se originou de seu pensamento é chamada de socioconstrutivismo ou sociointeracionismo.
- AFETIVO: As emoções para Wallon, têm papel preponderante no desenvolvimento da pessoa. É por meio delas que o aluno exterioriza seus desejos e vontades. Sua teoria pedagógica, diz que o desenvolvimento intelectual envolve muito mais do que um cérebro.
Lendo os pontos de vista de cada um deles, notamos que muitas vezes dentro da sala de aula com um determinado aluno já fizemos um mix, dessas teorias ou conceitos, com o objetivo de levar o aluno a "despertar" para o conhecimento. O que concretiza a totalidade e o mesmo tempo a individualidade de cada ser humano.
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