" O paradigma de simplificação trouxe a vantagem da divisão do trabalho, da produção de novos conhecimentos e a elucidação de inúmeros fenômenos. Permitiu ao ser humano tentar dominar e controlar a natureza, e foram inequivocamente eficazes para o progesso científico e para a melhoria de condições de vida para a população entre os séculos XVII e XX", Edgar Morin
Um dos princpios do pensamento simplificador de Morin, era da disjunção, a separação entre os diversos tipos de conhecimento. Crianção das disciplinas. É bom uma pessoar se bem qualificada na área que escolheu, mas ela não pode ficar "sozinha" no campo educacional como parte de um todo, sabendo somente executar aquilo que aprendeu sem interar-se de outros saberes. Onde cada profissional classifica sua parte, como essencial e primordial para o conhecimento, esquecendo-se do todo. Não conseguimos resolver um problema, sem saber interpretá-lo para ter as devidas informações e assim chegar ao resultado correto. Então posso dizer que as ambas disciplinas português e matemática, são importantes nesse contexto e se complementam. Lembrando-se que uma pessoa não é uma parte, como só emocional, também assim não é o conhecimento, ele é uma totalidade divido em partes, com pessoas habilitadas para o exercício, porém com a necessidade de outros saberes.
O professor Ulisses Araújo aponta posionamentos e com eles houve a superação da disciplinaridade.
O professor Ulisses Araújo aponta posionamentos e com eles houve a superação da disciplinaridade.
- Transdisciplinaridade: refere-se a temática que ultrapassam articulações entre as disciplinas, indo além do que as mesmas podem fornecer de informação.
- Multidisciplinaridade: ocorre quando um determinado fenômeno a ser analisado solicita o aporte de várias disciplinas para explicá-lo. No entanto, essas disciplinas não dialogam entre si. Cada profissional faz o seu trabalho individualmente e apresentam o resultado do mesmo como a junção das informações.
- Interdisciplinaridade: é um fenômeno comum as duas ou mais disciplinas ou campos de conhecimento, maa em seu estudo, os participantes estabelecem diálogos entre si. Nesse conceito percebemos que cada um contribui sobre o seu conhecimento, mas interagindo com o outro possibilidando trocas de saberes. Afinal um professor que é habilitado em matemática tem os seus conhecimentos em geografia e pode contribuir para o desenvolvimento da temática em questão.
Para professores que são Pedagogos, atuam como polivalentes o processo interdisciplinar é mais comum, o conhecimento não tem como ficar restrito apenas em uma disciplina, as pesquisas são fundamentais e necessárias, seja através de livros ou de pessoas habilitadas para auxiliar no bom desenvolvimento na sala de aula.
Reflexão: " Não adianta ser um bom marinheiro, se não sabe para onde ir". (Autor desconhecido)
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