Sejam bem vindos!!!

" NÃO SOMOS O FIM, E SIM OS MEIOS!"

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

As questões de gênero no cotidiano escolar

  Desde muito cedo, são transmitido padrões de comportamento diferenciados para homens e mulheres. O conceito de gênero diz respeito ao conjunto das representações sociais e culturais construídas a partir da diferenças biológicas dos sexos.
  Nesse sentido, querendo abordar o gênero " masculino" e "feminino" como construção social. Essa diferença historicamente tem privilegiado os homens, na medida em que a sociedade não tem oferecido as mesmas oportunidades para ambos. Mesmos com as transformações dos costumes e valores que vêm ocorrendo nas últimas décadas as discriminações ainda persistem.
   As diferenças entre os gêneros causa causa violência físcia, psíquica e  emocional, já que o objetivo é a igualdade nas relações humanas, respeitando o potencial que cada um possui independente do seu gênero.
   Muitas vezes nós como professores incentivamos essa diferença com frases: "preciso de meninos, porque são mais fortes" ou "as meninas são mais habilidosas". Existe como foi relatado as diferenças biológicas, que pode acarretar na força, mas todos são capazes de ajudar quando há boa vontade e persistência na realização de algo.


"QUERO BIS", nome de um projeto de leitura, desenvolvido na escola Maria Carmelita de Moraes. A relação entre esse projeto e o tema abordado, trata-se da igualdade de oportunidades que é dado a ambos os sexos, indiferente de costumes, raças e crenças.
O projeto visa incentivar as crianças a lerem voluntariamente os livros que estão na biblioteca, com o intuito de aprimorarem na leitura e escrita, e a aquisição de novos conhecimentos. Após a entrega do livro, as crianças recebem da Sandra (bibliotecária), um questionário com perguntas referentes ao livro que leram. No período pré-determinado as crianças que tiveram o maior número de leituras é premiado com o chocolate "Bis" como motivação para os premiados e não premiados a buscarem a leitura.

Reflexão: "Ninguém é tão sábio que nada tenha para aprender, nem tão tolo que nada tenha pra ensinar". (Blaise Pascal).

Nenhum comentário:

Postar um comentário