Sejam bem vindos!!!

" NÃO SOMOS O FIM, E SIM OS MEIOS!"

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Sexualidade na Escola

Aula 15 - Saúde na Escola
Professor: Li Li Min

    O processo do desenvolvimento sexual, divide-se em diferentes zonas corporais proporcionam gratificações de prazer nas seguintes etapas:

  • Primeiros anos: fase oral
  • 18 meses a 4 anos: fase anal
  • 6 anos até a puberdade: fase de latência
  • a partir da adolescência: fase genital adulta.
    A necessidade de conhecer o outro e a si mesmo, passa-se por uma experiência individual que é dada pelo namoro ou "ficar" com alguém, onde proporciona troca de carícias, intimidades, descobertas e sensações sobre o corpo e si mesmo. Beijos, abraços, pode chegar eventualmente à relação sexual. Os limites nesse caso é determinado pelo casal. Pode apresentar algumas dificuldades como os tabus, preconceitos, pudor que fazem parte do indivíduo ou transmitidos pela família. A virgindade é vista por diferentes ângulos dependendo do sexo. O masculino tem a concepção que mais cedo é melhor e com frequência na manutenção do ato sexual; por outro lado as meninas sendo estimuladas pela sociedade que mais tarde é melhor.
   A relação sexual pode acontecer por permissão do casal como vimos acima, e também forçada por algum membro ou familiar da criança ou adolescente. Sendo mais comum esses casos com meninas iniciando quando são menores.


O maior índice de gestação precoce, está na Região Nordeste com um percentual de 27 a 28% de adolescentes grávidas.







      A sexualidade na escola deve trabalhar essa temática abordando todos os lados, não somente a gravidez precoce e indesejada, mas também a preservação do corpo, abusos sexuais de maneira mais abrangente abordado os riscos e consequências de quem pratica o ato e de que sobre uma relação imaturamente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário