Sejam bem vindos!!!

" NÃO SOMOS O FIM, E SIM OS MEIOS!"

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Retardo mental e autismo

Aula 12 - Saúde na Escola
Professora Paula Fernandes

TIPOS DE RETARDO MENTAL


Retardo mental leve:
  • apresentam atraso na linguagem, mas conseguem se comunicar e apresentam independência nos cuidados pessoais.
  • conseguem estudar até um certo ponto, até o ensino médio.
  • conseguem ter vida social como trabalhar, casar e administrar sua casa.
Retardo mental moderado:

  • dificuldade na compreensão e no uso da linguagem.
  • cuidados pessoais e habilidades motoras limitadas, necessitando de auxílio a vida toda.
  • vida acadêmica limitada, necessitando de uma turma especial.
Retardo mental grave:

  • graus maiores de prejuízos intelectuais, funcionais e motores.
  • déficit visuais e auditivos, lesões orgânicas ou desenvolvimento cerebral inadequado.
  • Necessitam de atenção e cuidados especiais para toda a vida.
AUTISMO


Características:
  • quando bebês, evitam o contato visual, sem interesse na voz humana; indiferente ao afeto.
  • quando crianças, não seguem os pais pela  casa, não tem interesse em brincar com outras crianças.
  • interesses por brincadeiras estereotipadas, como o movimento do carrinho.
  • fascinação por luzes, sons e movimentos.
  • incomoda-se com mudanças na sua rotina diária, gosta sempre de seguir o seu padrão.
  • inteligência e linguagem comprometida.
   O tratamento na escola com esses alunos, é respeitar os seus limites e estimular para que eles progridem gradativamente, com os autistas a atenção e o tratamento individualizado são mais consistente, e aos poucos realizando intervenções conjuntas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário