Sejam bem vindos!!!

" NÃO SOMOS O FIM, E SIM OS MEIOS!"

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Protagonismo juvenil e participação escolar

Aula 05 - Educação Comunitária
Professor Ulisses Araújo

   Nessa aula o professor traz como referência o seguinte trecho: " A educação deve promover o acesso aos bens culturais exigidos pela sociedade contemporânea e garantir uma formação política que aos jovens participar da vida social de forma mais crítica, dinâmica e autônoma".

   A aprendizagem baseadas em problemas é uma metodologia ativa, para tentar resolver esses problemas. Esse tipo de aprendizagem tem mais função pois mostram a realidade. Exemplo: se eu falar sobre o cuidado com a natureza, que o "lixo" pode servir para outras finalidades ao invés de entupir a cidade e as ruas causando prejuízos a nossa comunidade, propor uma oficina de brinquedos de sucatas, que podem ser utilizados para presentear e renda extra familiar, o aprendizado ficará mais interessante, próximo da realidade, possibilitando que eles visualizem conhecimento na vida social e pessoal.
   Será marcado por transformação não somente no comportamento, aprendendo a coleta seletiva, mas também gerar autoestima e como foi dito rendabilidade para a família ou para si mesmo. Vejam algumas ideias de brinquedos realizados com o "lixo" que não tem mais valor para nós, como garrafas pet, desinfetante e amaciante; tampinhas de garrafas; sobras de papéis.










Nenhum comentário:

Postar um comentário