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quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Bullying

Aula 19 - Saúde na Escola
Professora Paula Fernandes

   Um trecho do livro Bullying o que fazer? do autor Ricardo Brown aborda esse fator que incomoda e amedronta professores e alunos.
    " A professora entrou na sala, cumprimentou os alunos e começou a fazer a chamada. Quando chegou a vez de Igor responder a presença, ele respondeu tão baixinho que a professora quase não escutou e, erguendo a cabeça para localizá-lo, perguntou:
- Igor, você está aí? - antes que ele respondesse, outro aluno disse, insultando-o:
- Fala alto "quatro olhos", além de não enxergar direito é mudo? - e todos caem na gargalhada!
   A professora interveio chamando a atenção de Mário para que respeitasse Igor e não falasse mais com ele daquela maneira.
   Infelizmente não adiantou muito. Logo na saída para o recreio, um grupo de alunos liderados por Mário, já provocou Igor novamente.
- Lá vai o "ceguinho" mudo! Cuidado para não cair, hein? - disse Mário, esticando sua perna propositalmente  para derrubar Igor.
- Aí! - gritou Igor, caindo não chão, deixando escapar seus óculos no rosto, que acabaram caindo muito próximo dos pés de Mário, por sua vez, se preparou para pisar nos óculos de Igor, mas repentinamente levou um empurrão.
- Deixe-o em paz! Ele não te fez nada! - disse Alfredo, impedindo que Mário praticasse a maldade de destruir os óculos de Igor!
- Ah! Agora o "gordinho-baleia" resolveu ajudar o "quatro olhos", que dupla dinâmica. - e mais um vez Mário e sua turma riram debochadamente, enquanto Igor e Alfredo se afastava do grupo".
   Situações como essa é comum vemos e vivenciarmos no cotidiano escolar, quando parece que a forma de tratamento só acontece através de palavras pejorativas sobre aparência física dos colegas. Torna-se cansativo e estressante as chamadas de atenção e o "sermão" utilizado para despertar a consciência que não é agradável tratar os colegas daquela forma. Vejam uma maneira que a professora do livro encontrou para trabalhar essa situação com seus alunos: Foi uma caixa mágica. Dentro dela estava cheio de objetos engraçados, como nariz de bruxa, orelhas compridas, roupas largas e coloridas, óculos enormes, entre outros. A professora solicitou que eles pegassem aquilo que mais achassem divertido e experimentassem. Ao sentirem a vontades e desinibidos, começou a falar dos "defeitos" apontando suas qualidades, depois sugeriu um desafio, a proposta era uma representação encenando uma situação da classe.  O resultado foi positivo, pois o aluno que estava com os óculos enormes, na verdade não fazia uso, e sentiu constrangido quando os outros alunos começaram a usar palavras ofensivas sobre sua aparência, e resolveram apresentar para toda a escola com objetivo de conscientizar que todos são iguais mesmo com suas diferenças.
   Segundo a declaração dos direitos das crianças - 10º princípio: A criança deve ser criada num ambiente de compreensão, de tolerância, de amizade entre os povos, de paz e fraternidade universal, em em plena consciência de que seu esforço e aptidão devem ser postos a serviço de seus semelhantes.

Reflexão: "Educar é semear com sabedoria e colher com paciência". (Augusto Cury).
 


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