Sejam bem vindos!!!

" NÃO SOMOS O FIM, E SIM OS MEIOS!"

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Saúde do Professor - vídeo aula 04

QUAL DOS DOIS???

    Essas figuras retratam a saúde docente no decorrer dos séculos. A professora Paula Fernandes nessa aula coloca os fatores que levam a saúde do professor ficar comprometida. Como excesso de trabalho, indisciplina em sala de aula, salário baixo, pressão da direção, violência, demanda de pais e alunos, bombardeio de informações, desgaste físico, problemas posturais, perda da voz, falta de reconhecimento da atividade profissional são algumas causas de stress, ansiedade e depressão que atrapalham a saúde do professor brasileiro. As três principais que afetam os professores são a voz, a postura e o stress.
   O stress é uma reação do organismo com componentes físicos e psicológicos que causam medo, confusão, ou até, felicidade. E classifica-se em três fases:
  • fase de alerta
  • fase de resistência
  • fase de exaustão
   A professora menciona uma síndrome de Burnout que é uma das consequências mais marcantes do stress profissional, exaustão profissional, avaliação negativa de si mesmo, depressão e insensibilidade com relação à quase tudo e todos.
   No inicio do ano passei por momentos tenebrosos, que felizmente despertei a tempo antes de tornar algo mais sério. Trabalho os dois períodos, no matutino era tranquilo, mas ao chegar em casa almoçar e seguir o caminho para outra escola era algo impressionante, começa a sentir enjoos, tontura e dores pelo corpo. Uns dois dias depois estava seca, não brincava com alunos e nem com os professores. Mais uns dias depois dormia e tinha sonhos tumultuados com a escola e acordava sufocada e quase sempre chorando. O dia que levou-me a despertar que algo muito errado estava ocorrendo foi quando não conseguia dormir e no dia seguinte de trabalho a coordenadora veio perguntar o que estava acontecendo, eu comecei a chorar compulsivamente. Esse processo durou aproximadamente 15 dias, quando decidi que não iria mais ficar naquela situação, se alguém teria que se importar comigo essa pessoa era EU mesma. Tive apoio da coordenação e professoras, que atentas e amigas perceberam que aquela atitude e conduta na era da pessoa que elas conheciam. 
   Essa situação foi desencadeada por indisciplina e falta de interesse dos alunos que estavam no projeto, o descaso era grande que eles agrediam verbalmente com respostas de afronto. Com a direção modificada esses alunos que causavam altos problemas não só para mim, mas para outros professoreEs foram substituídos por crianças que verdadeiramente estavam interessadas a participar ativamente. Essa atitude da gestão, gerou em mim um grande alívio e foi fator importante para minha caminhada docente.
   A motivação e alegria voltaram a fazer parte do meu cotidiano, e é claro que o retorno dos alunos acaba sendo positivo. Hoje, mesmo no final do ano posso estar cansada, mas com saúde emocional.
    Nós não temos um apoio na saúde como prevenção, exercícios que ajudariam aliviar o stress e a postura, e nem técnicas para a voz. Poderia os municípios terem convênios médicos, seria de grande auxilio para a manutenção da saúde.

Reflexão: "Qual é o primeiro dever do homem? A resposta é breve: ser ele próprio"

Nenhum comentário:

Postar um comentário